Acompanhamento e Visualização do Progresso de Projetos para Clientes

Como acompanhar e visualizar o progresso do projeto para seus clientes? Essa é uma das principais dúvidas dos gestores. E uma resposta errada pode determinar o fracasso de um projeto.

A partir de agora você vai entender que adotar uma ferramenta de gestão é fator determinante para o sucesso. Elas permitem apresentar relatórios de desempenho e resultados de forma simples e automatizados. Também organizam um volume altíssimo de informações em um só lugar.

Entenda a seguir como acompanhar e visualizar o progresso de projetos.

Como acompanhar e visualizar o progresso de projetos?

O progresso do projeto pode ser acompanhado e visualizado por meio da adoção de uma ferramenta de gestão. Escolher a ferramenta mais adequada é o x da questão.

Com as mais simples, você depende mais das habilidades do gerente de projetos. Com as mais elaboradas, os processos e relatórios são automatizados.

Vale destacar que a competência do gerente de projetos é essencial, independentemente da ferramenta escolhida. É ele quem faz a gestão, auxiliado pelo instrumento.

A escolha entre uma ferramenta mais simples ou uma mais elaborada vai depender da disponibilidade de recursos e da maturidade do PMO.

Entender que o acompanhamento é essencial em todas as fases da gestão de um projeto irá auxiliar na escolha da ferramenta.

Importância do monitoramento e controle de projetos

Monitorar e controlar projetos significa avaliar seu progresso. É comparar se o que foi realizado está de acordo com o que foi planejado. Envolve também o gerenciamento de mudanças e seus impactos.

De acordo com o PMBOK, guia de melhores práticas, elaborado e publicado pelo Project Management Institute, “este monitoramento contínuo fornece à equipe do projeto uma visão melhor sobre a saúde do projeto e identifica quaisquer áreas que exijam atenção adicional”.

E para que servem esses processos?

• Evitar falhas e surpresas;

• Cumprir com o orçamento;

• Finalizar o projeto dentro do prazo;

• Atender aos critérios de aceitação do cliente.

Dificilmente, o projeto será realizado exatamente conforme o planejado. O importante é prever possíveis variações e corrigir erros rapidamente. E é nisso que as ferramentas de gestão podem ajudar.

Ferramentas de gestão de projetos

A pesquisa TechTrends 2018 tem como objetivo indicar tendências na adoção de ferramentas por empresas de tecnologia de todo o Brasil.

De acordo com a última pesquisa, realizada em 2018, 82% das empresas adotam alguma ferramenta de gestão de projetos.

As principais vantagens dessas plataformas são:

• Trabalhar de forma colaborativa e remota;

• Aumentar a produtividade por meio da automação;

• Reunir informações em só lugar;

• Otimizar a comunicação das partes interessadas.

Se você está em dúvida sobre qual a melhor ferramenta, apresentaremos a melhor opção a seguir.

Monday gestão de projetos

Agora que você já entendeu como acompanhar e visualizar o progresso do projeto para seus clientes e as vantagens dos processos de monitoramento e controle, resta escolher a ferramenta mais adequada.

A Monday.com é um sistema operacional que potencializa o trabalho em equipe, seja ele remoto ou presencial. Incluindo havendo a possibilidade de adicionar seu cliente para acompanhar seus projetos pela própria plataforma ou automaticamente por e-mail.

É uma solução adotada por mais de 100 mil organizações ao redor do mundo.

Sua plataforma se adapta às necessidades de cada time e pode ser facilmente integrada aos aplicativos já utilizados. Com a Monday.com os processos são automatizados e o espaço de trabalho é dinâmico e funcional.

Leia mais sobre gestão de processos e implantação da Monday.com aqui em nosso blog ou entre em contato conosco agora mesmo pelo nosso formulário.

publicado em fevereiro 4, 2021
por admin
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Open chat