Converse com um especialista
Produtividade

Administre melhor seu tempo e aumente a produtividade com a Monday.com

11 de fevereiro 3 min. de leitura

Uma lista de e-mails – que nunca acaba – para responder diariamente, calls + reuniões cotidianas e imprevistos que surgem com necessidade de atenção instantânea. Esses são alguns dos cenários que você pode viver no dia a dia de trabalho que “tiram o seu tempo” e impactam no rendimento profissional.

Segundo Laura Mae Martin, especialista e consultora de produtividade do Google, o maior erro cometido por profissionais – de diferentes áreas – é acreditar que trabalhar mais horas além do estabelecido traz mais sucesso no fim do dia.

Para Laura, uma medida básica e fundamental pra determinar um bom desempenho em times de trabalho é estabelecer objetivos claros e planos bem estruturados. Uma maneira de atingir isso é manter a agenda e o cronograma de tarefas sempre organizado.

Dessa forma, a Monday é a ferramenta ideal pra solucionar problemas como fluxos de trabalho desorganizados. Com ela é possível criar workflows em minutos, estipular prazos e alinhar processos internos – até então soltos – através da comunicação integrada possibilitada pela sua funcionalidade de chat. Não à toa, seu Work OS é o escolhido e utilizado por mais de 100 mil equipes ao redor do mundo.

Como administrar melhor o próprio tempo para aumentar a produtividade no trabalho?

Pra controlar o seu próprio tempo é preciso conquistar 3 características fundamentais, sendo elas:

1. Responsabilidade

Ter entendimento de que o comprometimento de administrar adequadamente o próprio tempo é seu. Portanto, se um projeto deve ser entregue dentro de determinado prazo, é preciso ter o compromisso de desenvolvê-lo a tempo.

2. Motivação

Estar motivado também é fundamental para manter a disposição e o andamento dos jobs no dia a dia. Por isso, abuse da proatividade e da determinação no cumprimento das tarefas.

3. Praticidade

Use a praticidade pra “tirar da frente” os jobs menos trabalhosos e reserve concentração para os projetos que necessitam de mais cuidado. Nesse quesito, é bom ser realista e saber que não há possibilidade de fazer tudo com alta velocidade e qualidade elevada. É exatamente por isso que deve-se definir metas e prioridades todos os dias.

De posse dessas 3 qualidades, também recomenda-se adotar outras 3 práticas listadas abaixo para ter uma rotina mais produtiva e eficiente.

3 práticas que também ajudam a aumentar a produtividade no trabalho

1. Organize-se, liste objetivos e prioridades

Tudo na vida tem um começo, pra administrar o próprio tempo também. Por isso, pra começar, inclua no seu gerenciador de tarefas todos os jobs e as datas de entrega. Liste os objetivos de cada um deles e visualize, em tela única, quais as demandas prioritárias e que precisam ser iniciadas o quanto antes.

2. Tenha persistência e foco

Ao administrar o próprio tempo, pratique a persistência e mantenha o foco pra produção de demandas. Ser perseverante ajudará não só a tornar mais fácil o dia a dia no trabalho como também a concluir tarefas. Dessa forma, fugir das distrações e ter foco é primordial. Por isso – enquanto você trabalha – encontre algo que te ajude a se concentrar no que deve ser feito. Pode ser, por exemplo, tomar uma xícara de café quentinho, comer um pedacinho de chocolate ou mesmo colocar um fone e se “fechar no seu mundo” pra ouvir uma playlist com suas músicas preferidas.

3. Seja resiliente e adapte-se às mudanças

Imprevistos fazem parte da vida e podem ocorrer em qualquer momento. Sendo assim, mesmo que você se organize e procure ter foco nas suas tarefas, também será essencial estar ciente de que podem acontecer mudanças no meio do caminho.

Mais do que saber que elas podem ocorrer, é vital ter sabedoria pra lidar com elas. Nesse caso, quando acontecer qualquer imprevisto no trabalho, direcione suas energias pra solucionar a eventualidade.

Para mais dicas de como gerenciar o seu tempo e tarefas em equipe, siga as nossas redes sociais.

Teste grátis a por 14 dias

Vamos tornar a sua gestão de processos mais otimizada?

Converse com um especialista
Política de Privacidade Política de Cookies Portal LGPD