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Recursos Humanos

Como manter a cultura organizacional alinhada?

15 de abril 3 min. de leitura

A cultura organizacional é importante para proporcionar vantagens competitivas às empresas. Estudiosos garantem que com o estímulo às práticas, valores e ideais recomendados pelas companhias, ou seja, com o fomento da cultura organizacional, o quadro de colaboradores sabe muito mais facilmente como tomar decisões e trabalhar da maneira que a empresa espera.

  1. Tenha um sistema de gestão de tarefas
  2. Convívio virtual
  3. Descontração em calls
  4. Informações de trabalho em um só lugar

A partir de 2020, a rotina de trabalho mudou para praticamente todos os setores de atuação. Quem pôde adotar o home office investiu no modelo e não se arrependeu. Pelo menos é o que revela uma pesquisa feita pela Fundação Instituto de Administração (FIA), que mostrou que 94% das empresas brasileiras atingiram ou superaram expectativas de resultados com o trabalho remoto. Embora o resultado seja positivo, 67% delas disseram passar por dificuldades no formato à distância. Problemas como: acesso remoto aos documentos e sistemas da companhia, o comportamento dos funcionários nos ambientes virtuais, a execução do departamento de TI de infraestrutura e a qualidade da conexão da internet na casa dos funcionários estão entre as queixas das companhias. 

Mesmo com dificuldades como essas, é indispensável deixar a cultura organizacional de lado. Ela precisa ser cultivada para alinhar objetivos, trabalhar em sintonia com a equipe e gerar resultados para ambos os envolvidos (colaboradores e liderança).

Ideias para manter a cultura organizacional no home office

É um desafio para todos, sabemos disso. Porém, nesse momento é preciso de esforço conjunto, resiliência para passar por situações inesperadas e criatividade para motivar. 

Veja algumas sugestões de como manter a cultura organizacional mesmo com o trabalho remoto:

1. Tenha um sistema de gestão de tarefas

Um sistema para fazer a gestão de tarefas do trabalho deixa o time inteiro mais alinhado e ciente de quais são suas responsabilidades e prioridades para trabalhar.

71% das empresas não gerenciam a entrega de tarefas e a jornada de trabalho dos colaboradores. Além de passar a impressão de que a companhia não acompanha o que o funcionário produz, também gera uma certa insatisfação da equipe e desorganização interna. Por isso, se em um modelo presencial já se faz necessário uma ferramenta do tipo para organizar fluxos de trabalho, no home office torna-se primordial ter um gerenciador de projetos.

2. Convívio virtual

Abra um canal de comunicação diária com os colaboradores. Pode ser um chat geral na plataforma de e-mails ou um grupo de bate-papo no sistema que gerencia as tarefas internas. Assim, todos se conectam, debatem ideias, dúvidas e mantêm vínculos com os demais integrantes do time.

3. Descontração em calls

Funcionários felizes são 31% mais produtivos, porém não existe fórmula para deixar o colaborador satisfeito. Por isso, é essencial criar momentos de descontração, que ajudem a tirar um pouco da pressão que o empregado possa ter e gerar um ambiente agradável de trabalho. 

Dessa maneira, proporcionar videoconferências descontraídas entre o time, sempre que possível, é um caminho para o modelo home office. 

Com relatos leves sobre resolução de conflitos abre-se espaço para que todos consigam dar seus pontos de vista e contribuir com suas experiências à distância. Essa troca de vivências ajuda os colaboradores a entenderem que não estão sozinhos, que fazem parte de uma equipe maior e podem contar um com o outro para desempenhar suas funções.

4. Informações de trabalho em um só lugar

Condensar informações de trabalho no sistema de gestão de tarefas é o melhor a fazer para manter a organização dos projetos, histórico do seu desenvolvimento e registro da sua evolução. Além de evitar gerar conversas paralelas em outra fonte de comunicação como, por exemplo, o Whatsapp.

Agora que você já tem ideia de como manter a cultura organizacional alinhada em meio ao home office, aproveite para conhecer as 4 tendências do RH para agregar valor aos colaboradores.

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