A cultura data-driven marketing ajuda empresas a serem mais estratégicas e assertivas em suas ações. Ela traz o foco para a geração e análise de dados, sempre com auxílio de algoritmos matemáticos e estatísticos.
Quer entender melhor o que é e como funciona a metodologia? Continue lendo e veja como aplicá-la em seu negócio.
O que é data-driven marketing?
Data-driven marketing, em tradução livre, significa marketing orientado a dados. Isto é, diz respeito ao uso de indicadores reais como direcionamento para a tomada de decisões em projetos de marketing.
Para aplicar a estratégia de marketing orientado por dados é necessário criar uma rotina de coleta e análise de indicadores-chave. Isso quer dizer acompanhar volume de dados por meio de conceitos como o de Analytics, Big Data, Business Intelligence, entre outros.
Portanto, para aplicar a cultura data-driven a empresa precisa de ferramentas que viabilizem a geração e acompanhamento de dados em tempo real. Falaremos mais sobre esses recursos a seguir.
Por que utilizar a estratégia em seu negócio?
O digital causou transformações significativas nas estratégias de marketing. A inserção no ambiente online e todos os recursos que esse meio proporciona trouxe maior assertividade para as ações.
Cabe, portanto, às empresas usarem dessa inteligência disponível neste meio como forma de direcionar suas estratégias.
Achismos, preferências e opiniões sem embasamento saem de cena para a introdução de dados que permitem análises mais robustas. Com isso, é possível entender, por exemplo, como, quando e a quem entregar uma mensagem pensando em objetivos de venda.
Em outras palavras, o data-driven marketing ajuda as empresas a elaborarem a melhor estratégia, no momento adequado e direcionada para o seu público ideal.
Leia também: Plano de marketing: guia completo para elaborar o dos seus projetos
Benefícios do data-driven marketing
Realizar ações baseadas em dados é a forma mais eficaz de conquistar suas metas e objetivos. Afinal, dessa forma você estará agindo com base no comportamento de seu próprio cliente, sempre objetivando a melhoria de sua experiência com seu produto ou serviço.
Veja abaixo quais são as principais vantagens de adotar a metodologia do marketing orientado por dados.
Direcionamento assertivo de conteúdo
Alcançar o público certo, com o conteúdo adequado é o grande objetivo do marketing. O uso de dados facilita esse entendimento, permitindo que o negócio entenda qual a fase de cada pessoa no fluxo de vendas.
Portanto, com a identificação do nível de maturidade do público com o seu negócio, você poderá entregar conteúdos que vão direcioná-lo de forma mais assertiva ao objetivo final, ou seja, à venda.
Esses dados, em geral, são obtidos através da interação das pessoas com as redes sociais e site das empresas. Informações como hábitos, interesses e comportamento tornam-se inteligência que possibilita a segmentação correta das mensagens.
Criação de conteúdos relevantes
A coleta e acompanhamento de dados possibilita que o negócio aprimore gradativamente a sua comunicação.
Antes da chegada do digital, os times de marketing tinham muito pouco feedback da efetividade de suas ações. Era mais difícil identificar se certo anúncio atingiu o público certo e trouxe resultados satisfatórios.
Agora, com o digital, existe a possibilidade de acompanhar o comportamento dos clientes, o que permite a leitura do tipo de conteúdo que performa melhor em cada etapa do funil de vendas.
Em outras palavras, seu negócio saberá com mais assertividade quais conteúdos são mais relevantes para ajudar seu cliente a entender que o seu produto/serviço é uma solução interessante para ele.
Como aplicar a estratégia em seu negócio?
Agora que você já conhece melhor o conceito de data-driven marketing, você deve estar se perguntando o que deve ser feito para aplicá-lo em seu negócio, certo? Nós indicamos alguns passos básicos para colocá-lo em prática. Confira!
Mudança de mindset
Primeiramente, é preciso que toda a equipe entenda que todas as decisões em diante devem ser feitas com base em dados. Isso requer, portanto, uma mudança de mindset, além claro, da capacitação do time de marketing para a realização desse acompanhamento.
Leia também: Trabalho em equipe: 7 dicas para incentivar a prática na sua empresa
Definição do objetivo e metas
Uma etapa importante do data-driven marketing vem antes mesmo da geração de dados. Tudo se inicia com o estabelecimento de objetivos e metas. Afinal, eles serão utilizados como base para a análise e acompanhamento.
Portanto, tenha claro o que você deseja alcançar e em qual prazo isso deve ser feito. Em seguida, estabeleça quais indicadores serão usados para acompanhar a evolução do projeto.
Aproveite e leia neste texto quais são os indicadores mais comuns e estratégicos em um projeto.
Uso de ferramentas de tecnologia
Para aplicar o data-driven marketing em seu negócio você vai precisar, necessariamente, de ferramentas para auxiliá-lo na coleta e acompanhamento de dados.
Muitas dessas ferramentas já fazem parte da rotina de times de marketing. Listamos algumas das mais importantes e que proporcionam dados interessantes abaixo:
- Google Analytics;
- Google Console;
- Facebook Ads;
- CRM;
- Plataformas de automação de e-mail e rastreamento de leads, como RD Station e Hubspot, por exemplo.
Além dessas ferramentas, também é interessante contar com um software de gestão de projetos para organizar e direcionar as estratégias. Assim, você consegue integrar dados em um só lugar, facilitando a análise e tomada de decisões.
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- Visualizações: Visualize seus dados da maneira que desejar. Use uma linha do tempo, calendário e muito mais para que nada seja perdido.
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