Dicas para melhorar o resultado de sua equipe de marketing e vendas

Motivar a equipe é um dos maiores desafios da liderança e o primeiro pensamento que surge quando o assunto é o time “marketeiro” são as famosas comissões. De fato, o reconhecimento financeiro é importante – e necessário em alguns casos – mas há outras formas de engajar os colaboradores a não só baterem a meta, mas a trilharem um caminho de sucesso até ela.

Para te ajudar a encontrar o caminho de como encorajar seus colaboradores, listamos 7 dicas importantes para colocar a energia da sua equipe lá em cima. Confira:

  1. Reconheça o bom trabalho individual e em grupo
  2. Invista em treinamentos
  3. Mantenha as duas equipes informadas e alinhadas
  4. Faça reuniões periódicas e assertivas
  5. Invista na construção de leads de qualidade
  6. Melhore a sua relação com o cliente
  7. Celebre

1. Reconheça o bom trabalho individual e em grupo

A primeira dica sempre será reconhecer o trabalho da sua equipe. Vá além daquele simples “parabéns”. Faça reconhecimentos despretensiosos na frente de todos, não precisa criar o “dia do reconhecimento” ou o “funcionário do mês”, mas fazer com que todos vejam o esforço, tenha sido ele individual ou coletivo, dá um gás extra para pessoa que trabalhou duro até atingir o resultado.

Colaborador reconhecido trabalha com mais vigor, pois sente que seu esforço e conhecimento são valiosos para equipe e para organização. Um problema recorrente tanto nas equipes de marketing, quanto nas de vendas é a rotatividade. O reconhecimento pode ser um grande aliado da liderança, inclusive para reduzir a famosa “dança das cadeiras”. Afinal, um funcionário feliz tende a ter uma maior resistência a buscar “novos desafios”.

2. Invista em treinamentos

Outra forma de motivar – e reconhecer – sem que seja financeiramente, é através de cursos e treinamentos focados em desenvolver os profissionais. Esse processo pode ser coletivo, onde você, líder, entende uma necessidade mútua da sua equipe e traz um especialista ou escola que agregue valor e conteúdo ao seu time. 

Caso o desenvolvimento seja individual, estipule um valor máximo e proponha – em nome da empresa – que o colaborador escolha o próprio curso. Se esses treinamentos forem ministrados por instituições reconhecidas e que emitem certificados, serão ainda mais motivadores, pois agregam ao currículo. 

3. Mantenha as duas equipes informadas e alinhadas

A boa – e franca – comunicação entre os líderes e liderados é um dos principais fatores no entrosamento e sucesso de um time. Mantenha a postura proativa, informe as mudanças importantes e novidades quentes para equipe antes que elas cheguem ao mercado e eles descubram pela mídia. 

Além disso, é muito importante manter um canal aberto para comunicação, facilitando o diálogo, seja ele pessoal ou profissional, afinal de contas, é preciso lembrar que, fora do horário comercial, todo mundo tem suas questões sociais e de família, ninguém é apenas um CNPJ.

4. Faça reuniões periódicas e assertivas

Você não quer ouvir sua equipe falando pelos corredores que aquela reunião poderia ter sido um e-mail, quer? Lembre-se, as reuniões têm um papel fundamental na sua aproximação com a equipe. Manter a motivação e informar sobre metas e desempenho, por exemplo, são assuntos importantes, que devem ir além de um e-mail, afinal, todos precisam estar na mesma página para atingir um objetivo coletivo e reuniões são ótimas para tirar dúvidas. 

Como o tempo é um ativo valioso, as reuniões precisam ser assertivas, com pauta e objetivos claros. Mantenha sempre a periodicidade para realização dessas reuniões, conforme a realidade e necessidade da equipe e da organização.

5. Invista na construção de leads de qualidade

Leads são pessoas que demonstram interesse no seu produto ou serviço e que estão dispostas a receber mais informações sobre o seu negócio e tudo o que você oferece. E assim elas começam um relacionamento sério com a sua empresa. Nesse processo, é preciso lembrar que mais importante do que quantidade, é a qualidade da base desses leads. 

Ao decidir comprar listas prontas, você não tem nenhuma garantia sobre a veracidade dela e o perfil dos contatos que, muitas vezes, não têm afinidade com o seu negócio e não vão aumentar o seu resultado. Assim, o melhor é investir na construção de uma base própria de leads qualificados, através de ofertas de geração de leads e ações específicas para atraí-los com conteúdo relevante.

6. Melhore a sua relação com o cliente

Vale mais a pena – e custa menos – investir no relacionamento com o cliente que já foi conquistado do que buscar novos clientes. Claro que uma coisa não anula a outra e as duas atividades precisam ser realizadas, mas muitas empresas “esquecem” de cultivar os clientes conquistados, afinal, eles já estão conquistados mesmo.

Um bom relacionamento com o cliente permite sua fidelização, fazendo com que ele não busque a concorrência.

7. Celebre

O dia a dia de trabalho é muito desgastante, principalmente quando se aproxima de prazos importantes e até decisivos. Sabemos que a pressão por atingir as metas é enorme, então, por que não comemorar com a sua equipe o resultado alcançado? Se a meta não foi 100% atingida, faça uma comemoração menor, com foco em motivar para que no próximo ciclo vocês se saiam melhor.

Entenda, líder: o sucesso da sua equipe é o seu, mas o fracasso também. Construir confiança é um processo e, estar perto, permitindo que sua equipe deixe de ser o colaborador e passe a ser o ser humano, também ajuda a construir laços fortes.

Celebrar não é sinônimo de festas grandes, com famosos e muita fartura. Um almoço mais intimista também é. Use a criatividade e não coloque a culpa no “tô sem tempo“, se você não tem tempo para sua equipe, onde espera que ela chegue? Seja a liderança que você gostaria de ter. 

As equipes de marketing e vendas podem alcançar resultados bem maiores se trabalharem em conjunto e alinhadas.
De acordo com um estudo feito pela Aberdeen Group, empresa de soluções de Marketing Comportamental B2B, quando os dois departamentos estão alinhados, a companhia pode alcançar cerca de 20% de crescimento em um ano. Em comparação, áreas desalinhadas registram alta de 4% no mesmo período. Saiba mais aqui.

publicado em março 1, 2021
por admin
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Open chat