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Marketing e Vendas

Dicas para melhorar o resultado de sua equipe de marketing e vendas

25 de março 5 min. de leitura

Motivar a equipe é um dos maiores desafios da liderança e o primeiro pensamento que surge quando o assunto é o time “marketeiro” são as famosas comissões. De fato, o reconhecimento financeiro é importante – e necessário em alguns casos – mas há outras formas de engajar os colaboradores a não só baterem a meta, mas a trilharem um caminho de sucesso até ela.

Para te ajudar a encontrar o caminho de como encorajar seus colaboradores, listamos 7 dicas importantes para colocar a energia da sua equipe lá em cima. Confira:

  1. Reconheça o bom trabalho individual e em grupo
  2. Invista em treinamentos
  3. Mantenha as duas equipes informadas e alinhadas
  4. Faça reuniões periódicas e assertivas
  5. Invista na construção de leads de qualidade
  6. Melhore a sua relação com o cliente
  7. Celebre

1. Reconheça o bom trabalho individual e em grupo

A primeira dica sempre será reconhecer o trabalho da sua equipe. Vá além daquele simples “parabéns”. Faça reconhecimentos despretensiosos na frente de todos, não precisa criar o “dia do reconhecimento” ou o “funcionário do mês”, mas fazer com que todos vejam o esforço, tenha sido ele individual ou coletivo, dá um gás extra para pessoa que trabalhou duro até atingir o resultado.

Colaborador reconhecido trabalha com mais vigor, pois sente que seu esforço e conhecimento são valiosos para equipe e para organização. Um problema recorrente tanto nas equipes de marketing, quanto nas de vendas é a rotatividade. O reconhecimento pode ser um grande aliado da liderança, inclusive para reduzir a famosa “dança das cadeiras”. Afinal, um funcionário feliz tende a ter uma maior resistência a buscar “novos desafios”.

2. Invista em treinamentos

Outra forma de motivar – e reconhecer – sem que seja financeiramente, é através de cursos e treinamentos focados em desenvolver os profissionais. Esse processo pode ser coletivo, onde você, líder, entende uma necessidade mútua da sua equipe e traz um especialista ou escola que agregue valor e conteúdo ao seu time. 

Caso o desenvolvimento seja individual, estipule um valor máximo e proponha – em nome da empresa – que o colaborador escolha o próprio curso. Se esses treinamentos forem ministrados por instituições reconhecidas e que emitem certificados, serão ainda mais motivadores, pois agregam ao currículo. 

3. Mantenha as duas equipes informadas e alinhadas

A boa – e franca – comunicação entre os líderes e liderados é um dos principais fatores no entrosamento e sucesso de um time. Mantenha a postura proativa, informe as mudanças importantes e novidades quentes para equipe antes que elas cheguem ao mercado e eles descubram pela mídia. 

Além disso, é muito importante manter um canal aberto para comunicação, facilitando o diálogo, seja ele pessoal ou profissional, afinal de contas, é preciso lembrar que, fora do horário comercial, todo mundo tem suas questões sociais e de família, ninguém é apenas um CNPJ.

4. Faça reuniões periódicas e assertivas

Você não quer ouvir sua equipe falando pelos corredores que aquela reunião poderia ter sido um e-mail, quer? Lembre-se, as reuniões têm um papel fundamental na sua aproximação com a equipe. Manter a motivação e informar sobre metas e desempenho, por exemplo, são assuntos importantes, que devem ir além de um e-mail, afinal, todos precisam estar na mesma página para atingir um objetivo coletivo e reuniões são ótimas para tirar dúvidas. 

Como o tempo é um ativo valioso, as reuniões precisam ser assertivas, com pauta e objetivos claros. Mantenha sempre a periodicidade para realização dessas reuniões, conforme a realidade e necessidade da equipe e da organização.

5. Invista na construção de leads de qualidade

Leads são pessoas que demonstram interesse no seu produto ou serviço e que estão dispostas a receber mais informações sobre o seu negócio e tudo o que você oferece. E assim elas começam um relacionamento sério com a sua empresa. Nesse processo, é preciso lembrar que mais importante do que quantidade, é a qualidade da base desses leads. 

Ao decidir comprar listas prontas, você não tem nenhuma garantia sobre a veracidade dela e o perfil dos contatos que, muitas vezes, não têm afinidade com o seu negócio e não vão aumentar o seu resultado. Assim, o melhor é investir na construção de uma base própria de leads qualificados, através de ofertas de geração de leads e ações específicas para atraí-los com conteúdo relevante.

6. Melhore a sua relação com o cliente

Vale mais a pena – e custa menos – investir no relacionamento com o cliente que já foi conquistado do que buscar novos clientes. Claro que uma coisa não anula a outra e as duas atividades precisam ser realizadas, mas muitas empresas “esquecem” de cultivar os clientes conquistados, afinal, eles já estão conquistados mesmo.

Um bom relacionamento com o cliente permite sua fidelização, fazendo com que ele não busque a concorrência.

7. Celebre

O dia a dia de trabalho é muito desgastante, principalmente quando se aproxima de prazos importantes e até decisivos. Sabemos que a pressão por atingir as metas é enorme, então, por que não comemorar com a sua equipe o resultado alcançado? Se a meta não foi 100% atingida, faça uma comemoração menor, com foco em motivar para que no próximo ciclo vocês se saiam melhor.

Entenda, líder: o sucesso da sua equipe é o seu, mas o fracasso também. Construir confiança é um processo e, estar perto, permitindo que sua equipe deixe de ser o colaborador e passe a ser o ser humano, também ajuda a construir laços fortes.

Celebrar não é sinônimo de festas grandes, com famosos e muita fartura. Um almoço mais intimista também é. Use a criatividade e não coloque a culpa no “tô sem tempo“, se você não tem tempo para sua equipe, onde espera que ela chegue? Seja a liderança que você gostaria de ter. 

As equipes de marketing e vendas podem alcançar resultados bem maiores se trabalharem em conjunto e alinhadas.
De acordo com um estudo feito pela Aberdeen Group, empresa de soluções de Marketing Comportamental B2B, quando os dois departamentos estão alinhados, a companhia pode alcançar cerca de 20% de crescimento em um ano. Em comparação, áreas desalinhadas registram alta de 4% no mesmo período. Saiba mais aqui.

Vamos tornar a sua gestão de processos mais otimizada?

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