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Gestão 360 graus: conheça 7 benefícios dessa estratégia

16 de novembro 7 min. de leitura

A gestão 360 graus capacita a equipe de sua agência para ter uma visão sistêmica, resultando em uma visão completa e detalhada do negócio.

Esse modelo tem como princípio a integração. Essa estratégia permite que todas as áreas de uma empresa funcionem de forma complementar e contribuam de forma conjunta para o crescimento do negócio, sendo uma solução ao objetivo de se manter um alto nível de desempenho em qualquer negócio. 

Pensando na importância do assunto, principalmente para as empresas que querem aumentar sua produtividade, separamos 7 benefícios da gestão 360 que o ajudarão a conhecer melhor o modelo. 

O que é gestão 360? 

A estratégia 360 consiste em usar a inteligência dos dados, automatização e resultados internos para ter uma visão abrangente da agência, sem perder as especificações de cada item acompanhado.

Com esse modelo de gestão é possível identificar as fortalezas e fraquezas da estratégia do negócio e, assim, fazer ajustes de rota sempre que necessário. Para que essa metodologia funcione, é preciso que todas as equipes estejam integradas entre si e tenham clareza de como seus projetos têm impacto nos resultados da empresa. 

O modelo funciona como um radar que identifica os pontos fortes, bem como os aspectos que precisam de ajustes. Assim, para alinhar a sua gestão dentro do conceito 360º, é fundamental ter mecanismos de integração, conectar as equipes e saber ligar suas características e necessidades a fim de alcançar a excelência como unidade.

Como funciona a gestão 360?

Implementar a gestão 360 requer muito planejamento. Seu objetivo é mostrar ao funcionário o quanto o seu trabalho acrescenta ao negócio, e assim fazer com que se sinta motivado.

A gestão 360º apresenta como pilares principais 4 elementos que vão gerar respaldo para a tomada de qualquer decisão. São eles:

  • O planejamento;
  • A organização;
  • A direção;
  • O controle.

O ponto de partida desta metodologia é a definição de estratégias e objetivos comuns a todas as áreas e metas globais que sejam coerentes para as equipes. A partir daí, a coleta de dados e métricas de cada setor permitirá a análise e compreensão de cada processo.

Com todos os dados coletados, fica mais fácil propor mudanças adequadas para a otimização da atividade. E ao final de cada ciclo, os resultados são mensurados e apresentados a todos os envolvidos. 

Quais as vantagens da gestão 360? 

Existem benefícios bem específicos para usar essa ferramenta que deixa a gestão de projetos mais completa e trazem mudanças significativas que podem ser experimentadas pelas empresas. Algumas delas são: 

1. Uma maior visão dos problemas

Até mesmo as pequenas falhas podem impedir o sucesso do negócio. Pontos fracos devem ser identificados, neutralizados e corrigidos. Infelizmente, isso nem sempre acontece — muitos gestores estão tão focados que deixam de olhar à sua volta.

Imagine que seus times têm insights criativos, excelentes apresentações, mas uma falha na gestão do tempo atrasa as entregas e aumenta o índice de insatisfação. O detalhe que otimiza seus resultados pode estar em vários aspectos e a visão 360 contribui para acompanhar tudo;

Ao investir no modelo 360, o primeiro benefício é a visão panorâmica, ou melhor, a vantagem de enxergar tudo o que acontece na empresa. Assim, é possível identificar e corrigir pontos fracos, bem como potencializar pontos fortes e essenciais ao trabalho.

2. Percepção de tendências

Diante da concorrência acirrada, antecipar tendências é uma questão crucial para se oferecer algo diferenciado e dar destaque a marca. A gestão 360º vai muito além da prospecção interna. O método também permite visualizar o cenário externo, as oportunidades ou ameaças existentes no mercado. 

Perceber o mercado e se antecipar às tendências são ações fundamentais em um mercado competitivo e a gestão 360 graus permite identificar ameaças e oportunidades do mercado externo, e encontrar formas de aproveitá-las para se destacar.

Por meio dessa gestão é possível ter uma visão completa do mercado e sobre como sua empresa está inserida nele, alcançando vantagens competitivas e ideias inovadoras.

3. Decisões mais rápidas

Esse formato de gestão permite ter uma visão clara e rápida sobre a situação da agência e o que precisa ser feito. 

Uma das características marcantes do sistema de gestão 360 é a tomada de decisão com amparo na base de dados real e atualizada, que são coletados e medidos por meio de indicadores.

Isso possibilita que os recursos sejam mais bem gerenciados, identificando-se e resolvendo as questões de modo mais rápido e eficiente.

4. Otimização de processos

A dinâmica do modelo de gestão 360 é pautada no diagnóstico e melhoria dos processos já implementados.

Assim sendo, é possível reconhecer, de forma mais ágil, os problemas e como eles serão superados, garantindo um crescimento linear para a empresa.

O modelo de gestão 360 ajuda a diagnosticar problemas, identificar falhas nos processos e encontrar a melhor forma de resolvê-los, garantindo que os objetivos desejados sejam alcançados com agilidade, segurança e acerto.

5. Aumento da produtividade

A gestão 360 é sinônimo de mais controle de todas as operações de um empreendimento, e essa visão permite não somente enxergar os fatores que precisam de mudanças como também as atitudes e estratégias mais adequadas para incorporar as melhores soluções — o que resulta no ganho de eficiência.

Os processos são uma sequência contínua de fatos para chegar a um resultado-chave. Por exemplo, o processo de venda busca convencer o cliente de que o produto da empresa é o melhor. Para atingir o sucesso nos negócios, é crucial ter processos funcionais.

O sistema 360 visa a integração desses processos, de forma a otimizá-los como um todo, aumentando assim a produtividade geral da empresa ao eliminar falhas em quaisquer etapas. 

6. Melhor monitoramento dos indicadores

Há muitos indicadores de projetos que demonstram o que vai bem e o que vai mal dentro da empresa, como o percentual de lucratividade, absenteísmo dos funcionários e evasão de novos talentos.

Conhecer e monitorar esses indicadores fará com que o gerenciamento de sua empresa seja mais efetivo. Uma premissa para a visão sistêmica é monitorar pontos críticos e ligados aos seus objetivos genéricos. 

Desse modo, o gestor pode basear as decisões diárias em números, dados reais e atuais do negócio.

Leia também: Indicadores de desempenho: o que são, principais tipos e como usá-los

7. Melhorias contínuas 

A partir do monitoramento dos indicadores adequados para a agência, é possível criar processos para otimizar os resultados de forma contínua

A gestão 360 graus oferece maior controle sobre os processos do negócio e uma visão assertiva sobre quais são os pontos que precisam ser melhorados para que os resultados sejam otimizados e o crescimento da empresa seja alavancado. 

Ao somarmos todos os benefícios, é possível antecipar tendências, melhorar a liderança das equipes, aperfeiçoar os processos e ter os indicadores-chave de desempenho sempre em mãos, aumentando o controle dos resultados e garantindo o crescimento da empresa.

Como implementar a gestão 360 em uma empresa? 

Para fazer uma gestão 360 eficaz é preciso ter uma ferramenta que permita o monitoramento e acompanhamento de forma integrada dos processos de diferentes áreas da empresa. 

Assim, será possível entender como as áreas contribuem entre si e quais são os pontos que precisam de atenção para que todos os times trabalhem alinhados. 

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Assim como em qualquer método de gestão, o planejamento é uma das peças-chave para ter a visão mais completa da empresa. O primeiro passo é definir estratégias e objetivos que sejam comuns às diferentes áreas.

Mesmo que cada setor tenha um objetivo próprio, também devem existir metas globais que façam sentido para a equipe. Um gestor com boa habilidade analítica deve ter acesso a todas as métricas e dados da empresa e precisa ser capaz de enxergar onde estão os principais gargalos da empresa.

Um software gerenciador de projetos permite padronizar processos, monitorar os resultados de todos os colaboradores e seus respectivos projetos, acompanhar as métricas da empresa e analisar como cada um é responsável pelo crescimento do negócio, em diferentes áreas.

A Monday.com pode simplificar esse processo para você. A ferramenta disponibiliza uma série de recursos que vão desde de painéis que ajudam na visualização de resultados a automatização de trabalhos repetitivos. 

– Leia também: 5 dicas para um trabalho em equipe eficaz

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