O growth marketing é considerado uma das estratégias mais inovadoras dos últimos anos. A metodologia faz uso de experimentos buscando alcançar maiores e melhores resultados com a atração e retenção de clientes.
Por isso, se o seu negócio está procurando formas de impulsionar suas ações de marketing, é fundamental conhecer mais a fundo este conceito. Nós vamos te ajudar com isso.
Ao longo deste artigo explicamos melhor o significado de growth marketing e ainda apresentamos dicas de como aplicá-lo em seu negócio. Continue lendo e fique por dentro!
O que é growth marketing?
A tradução de growth marketing é marketing de crescimento e seu nome indica o seu objetivo. Isto é, a metodologia se baseia no uso de experimentos e testes de marketing com intuito de alavancar os resultados de marketing de forma escalada e exponencial.
Essa estratégia não visa apenas a atração de novos clientes, mas também a retenção daqueles que já consumiram o seu produto ou serviço. Portanto, o growth marketing propõe ações em todas as etapas do funil de marketing.
Em geral, a metodologia foca nas seguintes etapas:
- Análise de dados;
- Brainstorming (geração de ideias);
- Aplicação de testes/experimentos.
Em outras palavras, o growth marketing incentiva as empresas a buscarem métodos disruptivos de atrair e reter clientes.
Quais as diferenças entre Growth Marketing e Marketing Tradicional?
Apesar de, no geral, terem objetivos em comum, o growth marketing e o marketing tradicional possuem diferenças consideráveis em sua atuação.
No caso do marketing de crescimento, como já dito anteriormente, o objetivo é gerar crescimento exponencial, além de potencializar a aquisição e retenção de clientes. Tudo isso é feito com uma série de testes e experimentos para aprimoramento das estratégias.
Já no caso do marketing tradicional, o objetivo é gerar conhecimento de marketing e, principalmente, vendas. Suas estratégias são mais convencionais e já comprovadas no segmento.
Leia também: Vendarketing: União entre as equipes aumenta para 20% o crescimento da empresa
O Funil do Growth Marketing
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre o funil de vendas do Inbound Marketing. Este nada mais é do que o mapeamento da jornada do cliente para o desenvolvimento de conteúdos adequados para cada uma dessas etapas.
Na imagem abaixo você pode conferir como é estruturado um funil de vendas tradicional.
O growth marketing utiliza um funil de vendas próprio, considerando uma jornada mais abrangente. Veja na imagem abaixo como é a estrutura do funil conhecido como AARRR.
Esse funil foi criado em 2007 pelo americano Dave McClure e seu nome foi dado por conta das iniciais de suas etapas: AARRR (aquisição, ativação, retenção, referência e receita).
Contudo, a estrutura ficou popularmente conhecida como funil pirata, por conta da semelhança fonética com o som feito pelos piratas.
O funil pirata foi criado para otimizar a jornada do cliente, isto é, pensar na trajetória do usuário de forma ainda mais completa e personalizada. Assim, estima-se que este terá mais chances de se tornar um promotor da sua marca.
Entenda melhor sobre cada uma de suas etapas a seguir.
Aquisição
É o momento em que o usuário descobre a sua marca. Portanto, essa etapa consiste na geração de leads e é o primeiro passo de sua estratégia de growth marketing.
Ativação
Essa é a etapa em que a empresa precisa transformar o lead em cliente. Portanto, a palavra-chave aqui é conversão.
Para que isso seja possível, seu negócio deve propor ações de encantamento, de modo a fazer com que o usuário sinta a necessidade de virar um consumidor. Portanto, é preciso utilizar os conteúdos certos, no momento mais adequado.
Aqui o uso de experimentações será bastante frequente. Por isso, use e abuse dos testes e variáveis até descobrir o que dá mais certo para engajar o seu público-alvo.
Retenção
Nesta etapa o objetivo é manter os usuários ativos, engajados com os conteúdos do seu negócio. Isto é, manter seus clientes já existentes envolvidos com a sua marca.
A manutenção de boas taxas de retenção é uma das estratégias-chave para o escalonamento do negócio. Além disso, reter cliente influencia diretamente na rentabilidade da empresa, já que adquirir um novo cliente é muito mais custoso do que reter um já existente.
Receita
É a etapa dedicada para rastreamento da receita gerada com as estratégias de growth marketing.
A metodologia prega a análise detalhada desta métrica. Isto é, não basta olhar apenas para a receita como um todo, é preciso entender a média de lucratividade por cliente. Dessa forma, sua empresa terá um entendimento muito mais assertivo da eficiência das estratégias aplicadas.
Recomendação
Essa é uma das etapas mais importantes do growth marketing e que pode ser negligenciada por muitas empresas. Fazer com que seus clientes recomendem sua marca para outras pessoas é a forma mais barata e eficiente de aumentar a receita.
Por isso, é muito importante propor ações específicas para essa etapa. Um bom exemplo é investir em benefícios, como descontos, para clientes que fizerem novos usuários adquirirem seus produtos/serviços.
Leia também: 11 métricas de marketing para acompanhar o sucesso do seu negócio
Dicas de como aplicar o growth marketing no seu negócio
- Crie seu funil de vendas e certifique de fazer testes em todas as etapas;
- Analise constantemente os resultados obtidos com as ações;
- Não insista em ações que não estão apresentando bons resultados. Afinal, o princípio do growth marketing é o crescimento ágil;
- Faça reuniões semanais ou quinzenais com toda a equipe para delegar tarefas, analisar resultados e definir novos testes.
Dica extra: use a Monday para orientar sua estratégia de growth marketing!
Com a Monday você tem todos os recursos necessários para organizar sua estratégia de marketing de crescimento. Conheça algumas das possibilidades:
- Visualizações: Visualize seus dados da maneira que desejar. Use uma linha do tempo, calendário e muito mais para que nada seja perdido.
- Automação: Automatize o trabalho repetitivo para que você e sua equipe possam se concentrar no trabalho que realmente requer seu talento.
- Painéis: Transforme insights em ação. Use painéis e gráficos de alto nível para tomar decisões importantes com base em dados em tempo real.
- Atualizações: Colabore dentro do contexto do seu trabalho. Mantenha uma comunicação contínua entre equipes e departamentos a qualquer hora e em qualquer lugar.
Leia também: Plano de marketing: guia completo para elaborar o dos seus projeto