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Marketing e Vendas

11 métricas de marketing para acompanhar o sucesso do seu negócio

29 de abril 5 min. de leitura

As métricas de marketing devem ser acompanhadas de perto para que seu negócio seja capaz de medir os resultados de todas as campanhas em seus canais de divulgação. 

Nesse sentido, é importante identificar quais são os indicadores-chave que vão apontar o impacto dessas ações nos objetivos do negócio. 

Nós vamos te ajudar com isso. Ao longo deste artigo apontamos algumas das métricas de marketing mais importantes para as empresas. Continue lendo e fique por dentro. 

O que são métricas de marketing?

São indicadores que servem para apontar a eficiência das estratégias de marketing de uma empresa. Eles podem apontar o resultado de uma campanha específica ou de todo o trabalho do setor de marketing. 

Além disso, essas métricas também servem para os seguintes propósitos: 

  • Auxiliar na tomada de decisões do negócio; 
  • Apontar ajustes nos investimentos em divulgação; 
  • Mensuração do engajamento de sua persona/público-alvo com seus conteúdos; 
  • Aprimoramento das estratégias. 

Leia também: Data-driven marketing: um importante diferencial na hora de traçar estratégias

Métricas de marketing para ficar de olho

Fizemos uma lista com alguns dos indicadores de marketing que consideramos mais relevantes para você acompanhar. Veja abaixo. 

1. Visitantes

O número de visitantes aponta o total de pessoas que navegam em seu site ou blog em determinado período. 

É importante acompanhar esse indicador para avaliar como anda o alcance do seu site e identificar se o mesmo está evoluindo ou retrocedendo em termos de audiência. 

2. Número de leads

Os leads estão entre as métricas de marketing mais importantes para ficar de olho. Para quem não sabe, leads são usuários que disponibilizaram seus dados a um negócio em troca de algum benefício. 

Geralmente leads são gerados em troca de uma assinatura de newsletter, para recebimento de algum conteúdo específico, teste grátis, entre outros. 

Acompanhar a conversão de leads serve para apontar a eficácia das estratégias de atração da sua empresa. 

3. Oportunidades 

Oportunidades são leads que são considerados mais maduros dentro do processo de funil de vendas

Após serem convertidos em leads, esses usuários passam por um processo de maturação, que em geral consiste na disponibilização de conteúdos e informações relevantes sobre o assunto de seu ramo. O objetivo aqui é fazê-lo identificar a necessidade de adquirir seu produto/serviço. 

A partir de determinado estágio, esse lead é então considerado uma oportunidade, o que significa que ele está pronto para receber uma abordagem direta do seu time comercial. 

4. Vendas 

O número de vendas é a métrica de marketing mais importante para acompanhar. Afinal, de certo modo ela aponta a eficácia de todo o processo de divulgação do negócio. 

Aqui, o acompanhamento é feito a partir da porcentagem de oportunidades que efetivamente se tornam clientes. 

– Leia também: Vendarketing: União entre as equipes aumenta para 20% o crescimento da empresa

5. Custo por Lead (CPL)

Esse indicador serve para avaliar qual é o valor de cada lead gerado. Portanto, é feita a divisão da quantia investida com marketing digital pelo número de leads gerados pelo negócio. 

Medir esse custo é importante para avaliar se as estratégias podem ser consideradas saudáveis financeiramente ou se é necessário fazer reajustes de rota. 

6. Custo por Clique (CPC)

Essa métrica serve para acompanhar a eficácia das estratégias de mídia paga. Ela aponta qual é o valor médio gasto para gerar cada clique em determinado anúncio da empresa. 

7. Taxa de abertura de e-mail

O e-mail marketing é uma importante ferramenta dentro do marketing digital, logo, é essencial ficar de olho em seus resultados. A taxa de abertura é um dos indicadores que você deve acompanhar. 

Ela aponta o percentual das pessoas da sua base de leads que abriram determinado e-mail. 

Analisar esse total pode dar insights como buscar uma nova abordagem de assunto ou a troca na segmentação, por exemplo. 

8. Taxa de clique de e-mail

Outra importante métrica de marketing é a taxa de cliques nos e-mails. Ela aponta o percentual de pessoas que clicaram nos links presentes ao longo do e-mail. 

Aqui você poderá perceber com mais clareza como anda o engajamento dos seus leads com o conteúdo divulgado. 

9. Usuários únicos

Como o próprio nome já diz, usuário único é a métrica que identifica quantas pessoas acessaram um site. Isto é, mesmo que esse usuário visite o site várias vezes, ele não será contabilizado como um novo visitante. 

Esse indicador é importante para detectar com mais clareza o alcance do site/blog e para avaliações de altas e/ou quedas bruscas nesse acesso. 

10. Taxa de rejeição

A taxa de rejeição também é uma métrica de marketing relacionada à navegação em seu site ou blog. Ela aponta a porcentagem de visitantes que acessaram apenas uma página do site e abandonaram logo em seguida, não seguindo para nenhuma outra página. 

Nesse caso, é importante ressaltar que buscar a permanência do usuário no site e fazê-lo interagir com o máximo de conteúdo possível é fundamental para que os sites de busca, como o Google, identifiquem que seu canal foi relevante para esse visitante. 

11. Fontes de tráfego

Essa métrica de marketing digital vai identificar a origem de visitantes em seu site ou landing page. Isto é, ela vai apontar através de quais canais esses usuários chegaram até esse destino. 

Geralmente eles podem vir de redes sociais, de blog posts, de links de guest posts, entre outros. 

Aqui é válido ficar de olho nos canais que geram mais resultados, assim você pode investir mais neles, por exemplo, ou ainda modificar as estratégias daqueles que não estão apresentando bons resultados. 

– Leia também: Plano de marketing: guia completo para elaborar o dos seus projetos

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