No mundo contemporâneo um atributo tornou-se fundamental aos sistemas operacionais instalados em computadores, smartphones e tablets o MultiTasking, ou simplesmente a capacidade de realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Não era difícil prever que essa característica também seria emulada pelos mais diversos profissionais a fim de se tornarem mais competitivos no mercado de trabalho.
Desempenhar incontáveis tarefas simultaneamente virou sinônimo de produtividade, capacidade e excelência. Mas será que as coisas são como parecem? Nesse artigo vamos lançar uma lupa sobre esse assunto, a fim de investigar o que tem de realidade e mito sobre ser Multitasking
É possível ser MultiTasking de Fato?
Segundo especialistas em neurociência, não é possível dispensar atenção a mais de uma tarefa ao mesmo tempo. Na verdade, o que ocorre é uma rápida alternância entre uma tarefa e outra, tendo como resultado a ilusão de simultaneidade. Nosso cérebro nesse cenário de constante troca de tarefas libera uma carga de dopamina, que nos incentiva a permanecer nesse ciclo de falsa produtividade.
Mais tarefas em menos horas?
Nesse processo de alternância nosso cérebro perde de 11 a 72 minutos para entender as variáveis da nova tarefa dependendo da complexidade, o que ao final do dia pode representar uma queda em até 28% da produtividade em relação a quem faz uma tarefa de cada vez.
Pode ser perigoso…
O profissional que pratica com frequência o Multitasking também está sujeito a aumentar o risco de depressão, ansiedade e até de doenças clínicas como diabetes e hipertensão. Isso porque o cérebro gasta muito mais energia e libera substâncias como cortisol e adrenalina em uma escala muito maior do que em condições normais.
O que fazer?
1- Uma tarefa de cada vez
O MindFulness, expressão em inglês traduzida livremente para Atenção Total, prega que todas as energias devem ser empenhadas em uma tarefa só de cada vez para obter eficiência e produtividade bem acima da média. Pesquisas feitas em empresas americanas indicam que, quando estimulada, a Monotarefa pode representar um ganho de produtividade em até 150%
2 – Evite distrações desnecessárias
Para aplicar a atenção total (mindfulness) precisamos de um ambiente protegido das distrações, para isso pode ser necessário utilizar aplicativos de produtividade que bloqueiem mídias sociais. Mas o ideal mesmo é perceber o momento em que o seu foco é perdido, identificar a causa e bolar uma estratégia para que não se repita.
3- Organize suas tarefas com antecedência
O Multitasking deve ser evitado, porém o dia-a-dia corporativo exige agilidade e organização. Uma tarefa de cada vez não significa que devemos alongar mais do que necessário o intervalo entre uma e outra. A sugestão é:
- Criar um quadro organizacional que conste as tarefas a serem desempenhadas no dia;
- Calcular o tempo estimado para conclusão de cada uma;
- Ter ferramentas que lhe ajudem a automatizar processos;
Pode ser realmente desafiador cumprir as demandas e prazos a que somos submetidos a todos os instantes no ambiente de trabalho. Mas não há motivo para se desesperar e se sobrecarregar fazendo muitas coisas ao mesmo tempo, principalmente se você tiver estratégia correta e a organização necessária para realizar uma tarefa de cada vez.