Plano de marketing: guia completo para elaborar o dos seus projetos

Todas as empresas que desejam fazer com que seus negócios cresçam possuem um plano de marketing. Alguns empreendedores mais inexperientes podem enxergar esse material como uma despesa ou algo que não seja prioritário, mas esse é um erro que não deve ser cometido

Sem um plano de marketing, a sua marca não vai conquistar clientes, nem vai crescer, ao menos não em um bom e acelerado ritmo. O plano de marketing funciona como um guia para alcançar seus objetivos e contribuir para o crescimento da empresa.

Essa ferramenta de gestão ajuda empreendedores a criar um planejamento estratégico de atuação no mercado. Um plano de marketing, principalmente se aliado ao plano de vendas, direciona todo o planejamento de estratégias e campanhas em um determinado período. 

O plano de marketing funciona como um guia e deve ser alinhado com os propósitos e metas da empresa, para gerar mais vendas e fazer o negócio crescer e se estabelecer. Pensando em toda essa importância e funcionalidade, elaboramos um guia completo para que essa ferramenta seja bem utilizada. Confira!

O que é um plano de marketing?

Plano de Marketing é o documento que sintetiza o planejamento das estratégias de marketing para determinado período, incluindo objetivos, indicadores, análises, entre outras informações importantes para orientar a empresa.

O plano de marketing é, assim, uma ferramenta de gestão de projetos que deve ser usada regularmente e atualizada sempre, pois auxilia empreendedores a se adaptar às constantes mudanças do mercado, identificar tendências e, com isso, criar vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Como ferramenta da gestão de marketing, o plano também está vinculado à gestão do negócio. Ele é parte do planejamento tático da empresa, que conecta o planejamento estratégico (mais amplo, de longo prazo) às definições operacionais de cada área (mais específicas, de curto prazo).

Por que é importante criar um plano de marketing?

É importante e necessário divulgar os produtos, atrair clientes e criar um relacionamento com eles. E é aí que entra a importância do plano de marketing, que define um caminho em comum para que o marketing alcance bons resultados.

Em vez de ideias soltas, o marketing passa a ter uma orientação clara sobre os objetivos que deve perseguir, os indicadores que deve monitorar e as estratégias que deve desenvolver. 

Dessa maneira, conseguimos colaborar para os objetivos maiores do planejamento estratégico da empresa. Um plano de marketing serve para que o gestor tenha uma visão estratégica do negócio e possa atingir seus objetivos com maior controle e previsibilidade.

Leia também: 5 indicadores de projeto que você precisa conhecer e acompanhar

Quais os objetivos do plano de marketing? 

Tudo depende de onde a empresa gostaria de chegar no ponto de vista financeiro (rentabilidade, resultado operacional, Ebitda, etc). 

O plano de marketing nada mais é que um guia de crescimento da empresa. Com ele, você está munido de todos os dados necessários para que possa implementar as estratégias de marketing com eficácia e atingir seus objetivos, sejam eles quais forem. 

Porém, a partir da organização das estratégias e alinhamento da equipe, o plano de marketing cumpre ainda outras funções:

  • Embasar a tomada de decisões a partir de dados, pesquisas e análises; 
  • Otimizar os investimentos de marketing para evitar desperdícios e maximizar o retorno; 
  • Melhorar a comunicação interna, a motivação dos colaboradores e a integração entre as equipes;
  • Gerar resultados de curto, médio e longo prazo, que tornam as estratégias mais sustentáveis;
  • Atrair clientes novos, fidelizar os clientes atuais e recuperar antigos;
  • Aumentar as vendas e o faturamento;
  • Elevar a sua autoridade no mercado, gerando brand awareness;
  • Divulgar produtos ou serviços;
  • Identificar oportunidades e ameaças no mercado de atuação.

Etapas de um plano de marketing

Um plano de marketing não precisa ser algo extenso, cheio de palavras difíceis e complicado de entender. Você pode ser bem objetivo e fazer tudo em 7 etapas bem simples. Confira. 

1. Analise o mercado

Para conhecer o mercado você pode pesquisar tudo sobre o seu nicho: cenário global atual, tendências para o futuro, riscos e concorrentes diretos e indiretos. 

A etapa de análise da concorrência é bem importante, já que você precisa saber como o cenário está e quais têm sido as diferentes estratégias adotadas. 

A partir disso, você terá um entendimento bem completo do seu mercado, e poderá iniciar o planejamento estratégico.

2. Defina uma persona

A persona do seu negócio é a representação do seu cliente ideal. Saber quem é o seu público-alvo é essencial. Para construir sua persona, você deve pensar nela como uma pessoa ou um personagem fictício. 

Dê a ela características físicas, psicológicas, interesses, hobbies, profissão, estilo, desejos, medos e escreva como são as suas relações amorosas e familiares.

Quanto mais específico você for, melhor, pois ficará mais fácil de entender como se comunicar com o público.

3. Tenha objetivos de marketing bem definidos

Todo plano de marketing precisa de objetivos e metas específicas para que você saiba para onde ir. 

Você pode definir seus objetivos com a ajuda de metodologias como o OKR, ideal para a medição de indicadores de desempenho, e o método S.M.A.R.T. Por exemplo:

  • Aumentar as vendas em 20% ao ano;
  • Ser reconhecido como referência no mercado regional até determinada data;
  • Ampliar a atuação da empresa, investindo em canais de venda online, como o e-commerce, até o fim do ano.

4. Pense na jornada de compra

Você deve pensar em pontos como: como ele vai chegar até o seu produto? O que ele precisa fazer para se tornar um cliente? 

Algumas empresas usam o funil de vendas, que é dividida em 4 etapas:

  1. Aprendizado e descoberta;
  2. Reconhecimento do problema;
  3. Consideração da solução;
  4. Decisão de compra.

5. Atente-se ao mix de marketing

No mix de marketing, você deve definir como serão as variáveis dos 4Ps do marketing no seu negócio. São eles:

  • Produto: se refere a tudo o que compõe o produto, como materiais, fabricação e características intangíveis;
  • Preço: se refere a tudo o que está relacionado com a precificação e o valor (emocional) do produto;
  • Praça: aqui, você deve falar tudo sobre os canais de distribuição do produto;
  • Promoção: todas as ações e atividades de marketing para divulgar o produto nesses canais.

6. Estabeleça um plano de ação

Crie uma lista com 5 a 10 ações de marketing que sua marca vai fazer para atingir seus objetivos. Lembre-se de que elas devem estar embasadas no seu mix de marketing. 

Dessa forma, você garante que todas as suas estratégias estão alinhadas. Confira esses 2 exemplos:

  • Objetivo: aumentar as vendas em 20% ao ano;
  • Ação: contratar influencers para divulgar o produto, investir em anúncios pagos no Instagram e em produção de conteúdo orgânico.
  • Objetivo: fidelizar os clientes atuais para que voltem a comprar;
  • Ação: criar uma área de membros VIP com benefícios para clientes que fizeram compras até um determinado valor.

7. Faça o controle de orçamento e de resultados

Definir quanto deseja gastar nos seus esforços do plano de marketing e quanto espera de retorno é essencial. Tenha um orçamento de marketing definido, isso pode te ajudar a não ultrapassar seus limites de custos.

Além disso, você deve estimar um valor para cada ação de marketing e um prazo de duração. Depois que definir o valor, selecione o que for mais relevante para a análise da sua performance. 

Sem isso você não conseguirá mensurar seus resultados ou então realizar ajustes, caso seja preciso otimizar suas campanhas. Não subestime o poder das métricas.

Deixe todo o planejamento claro para o time 

Todo o seu time precisa ter acesso ao plano de marketing e entendê-lo por completo. Para isso, opte por um software que facilite esse trabalho e organização. 

A Monday pode auxiliar nesse processo atuando na gestão de processos, projetos e tarefas diárias à sua maneira. Sendo uma plataforma que se adapta às suas necessidades.

– Leia também: Vendarketing: união entre as equipes aumenta para 20% o crescimento da empresa

publicado em novembro 30, 2021
por E-Dialog Agência
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