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Marketing e Vendas

Sinais de que a comunicação na sua área de marketing não está bem

26 de fevereiro 4 min. de leitura

Os departamentos da sua empresa agem com total autonomia e não se alinham entre si? A comunicação nas redes sociais não segue a mesma linguagem da campanha de mídia? O pessoal de criação define o que é prioridade por conta própria e você tem que derrubar a ação por que perdeu o timing? 

Bom, se a resposta foi “sim” para todas as perguntas, o seu departamento de marketing está sofrendo de silo organizacional.

  1. O trabalho da equipe não está claro
  2. Falta sincronia entre as equipes
  3. Não há procedimento padrão
  4. Forme uma equipe de liderança que faça sentido e traga confiança
  5. Dê a todos um objetivo em comum
  6. Participe

Essa situação é mais comum do que deveria e nós vamos te ajudar a resolvê-la. Mas antes disso, é preciso entender como eles funcionam e porque afetam tanto a rotina de trabalho da sua empresa como um todo.

Silo organizacional é a barreira criada entre as equipes. Lembra de quando as empresas eram cheias de pequenos escritórios que comportavam no máximo três colaboradores? Então, as paredes que separam as equipes são os silos. É comum que eles surjam quando há conflitos de prioridades, metas e métodos de trabalho, por isso é importante que todos estejam na mesma página, trabalhando pelo mesmo propósito que visa atingir um objetivo em comum.

Em outras palavras, é preciso que os colaboradores entendam o que os departamentos estão produzindo individualmente para que todos batam uma meta em comum.

Geralmente, os silos se originam quando as equipes utilizam ferramentas diferentes e concluem os processos de formas distintas. Com o tempo, essa situação diminui a produtividade e a motivação, levando à frustração, conflitos internos e consequente rotatividade de equipe.

Tá, e por que o marketing é um dos departamentos mais afetados pelo silos?

Os silos organizacionais não são problemas exclusivos do marketing, mas é quase uma unanimidade que, em todas as empresas, esse departamento é afetado. Isso acontece porque geralmente as equipes que compõem esse time são segmentadas por funções que necessitam de um conjunto muito distinto e específico de habilidades. Isso leva a falhas na comunicação que afetam diretamente a eficiência de uma empresa.

Agora vamos aos sinais de que o seu departamento de marketing está sofrendo de silo organizacional

1. O trabalho da equipe não está claro

Do estagiário à liderança, é preciso ter transparência no progresso dos projetos. Isso não só motiva a equipe, mas também ajuda a gerar insights que podem ser fundamentais para o trabalho, além de melhorar a confiança dos colaboradores em seus líderes.

Se cada um usa uma ferramenta diferente no dia a dia, o processo fica truncado e com muitas incertezas sobre produção e entrega, ou pior, surgem os silos de dados, quando não há compartilhamento de dados importantes e até decisivos para o progresso da equipe.

2. Falta sincronia entre as equipes

Cada uma inicia o projeto quando quer, da forma que quer, com o prazo que quer e pior, com a informação que quer. Quando as equipes não se alinham, surge o silo colaborativo. Assim, as equipes se isolam e jogam a responsabilidade de mão em mão, tornando o trabalho redundante e correndo o risco, inclusive, de produzir uma campanha que já foi produzida. 

3. Não há procedimento padrão

Cada equipe escolhe o sistema mais conveniente para si, sem se importar se há algum padrão de ferramenta ou de desenvolvimento. Essa ação é conhecida como silo operacional, ou seja, a barreira criada quando não há procedimentos mútuos.

E como gerenciar um ambiente de sucesso no quesito “trabalho em equipe”? Assim:

4. Forme uma equipe de liderança que faça sentido e traga confiança

A formação dos silos começa na liderança, por isso é preciso fortalecer a equipe através de pessoas que dão exemplo e ajudem a desenvolver o trabalho e o profissional. Afinal, a tendência é que, principalmente os recém-chegados, observem a liderança para entender a cultura e valores de uma corporação. Se os líderes entrarem em conflitos é natural que os grupos se formem, mas se incentivarem a equipe também é com naturalidade que o trabalho em conjunto flua

5. Dê a todos um objetivo em comum

Estabeleça uma meta específica. Assim, toda a equipe sabe que a energia deve ser direcionada para uma direção só, facilitando a retomada do foco – e do fôlego – caso percam a sincronia.

Você pode definir metas usando os seguintes passos:

  • Escolha um Indicador de Desempenho (KPI);
  • Defina apenas um KPI por vez;
  • Estipule o KPI para um período determinado (ex: de 3 a 12 meses);
  • O KPI deve ser aplicado a todos.

Assim que a meta for definida, sua equipe deve estabelecer os objetivos necessários para alcançar o KPI com sucesso.

6. Participe

Com a equipe e com o desenvolvimento do projeto. As chances de alcançar um resultado positivo são muito maiores quando as equipes são envolvidas no início de um processo criativo, aumentando o surgimento de ideias e caminhos estratégicos a seguir.

Gerenciar um departamento como o marketing não é fácil, mas junte essas dicas com a ferramenta de gestão de projetos Monday e não só facilite o dia a dia da sua equipe, mas gerencie todo o processo de trabalho. Isso te ajuda a entender onde há travas de desenvolvimento, permitindo que você se adiante aos possíveis problemas nos próximos projetos.

Vem para Monday através da Workise e garanta todo o suporte necessário para alavancar a sua equipe. 

É o fim dos silos.

Vamos tornar a sua gestão de processos mais otimizada?

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