Tecnologia e produtividade: como adotá-las em conjunto

A adoção da tecnologia e produtividade, leva à sustentação e crescimento da organização frente aos demais players do mercado.

Isso porque, já é de praxe, em grande parte das empresas, que a atuação dos líderes esteja orientada para trazer alternativas com foco nesta abordagem.

Ainda assim, quando o assunto é produtividade, adotar as inúmeras ferramentas tecnológicas não é garantia de que a sua empresa conquistará a produtividade ideal para o negócio.

Isso porque, na verdade, o uso de ferramentas e metodologias ágeis deve ser desenhado de acordo com os gargalos e necessidades da equipe. Bem como dos objetivos a serem alcançados.

Neste sentido, a principal ação a ser feita é optar por soluções que viabilizem à sua equipe mais eficiência. Além de possibilitar aos líderes e tomadores de decisão uma gestão mais completa da cadeia operacional.

Confira estas dicas e saiba como escolher os recursos tecnológicos que possibilitam a construção de equipes mais produtivas e como essa virada no processo contribui para uma operação mais sustentável:

Avalie o desempenho para cada atividade

O primeiro passo para estabelecer uma correlação entre a produtividade e as ferramentas disponíveis para os colaboradores é ter um panorama completo de todo o fluxo operacional.

Nesta etapa é fundamental estimar e ajustar o esforço manual gasto para a conclusão de cada atividade. Organizar e definir plano de ações para cada projeto que será desenvolvido no período.

Com isto é possível identificar os gargalos nos processos realizados e planejar medidas corretivas consistentes visando diminuir os impactos.

Use a tecnologia para agilizar as tarefas

A avaliação do desempenho dos colaboradores pode ser mais completa quando se analisa as horas alocadas por cada membro na realização de cada atividade.

Ao adotar um sistema próprio é possível avaliar os prazos de cada tarefa, mapear quais já foram concluídas, estão em desenvolvimento e/ou ainda não começaram a ser desenvolvidas.

Construa um novo fluxo de trabalho

Ao controlar o processo passo-a-passo é possível identificar em quais itens ainda é necessário agilizar a execução das tarefas. Permitindo que os líderes se concentre em ações corretivas.

A partir das deficiências encontradas no processo é recomendado desenhar um novo fluxo de trabalho. Considerando os pontos positivos de cada colaborador e as etapas em que o gerente deve atuar de forma mais centrada.

Invista na comunicação com a equipe

Com todos os ajustes feitos, é fundamental garantir que todos os integrantes da equipe compreendam integralmente as mudanças operacionais institucionalizadas.

No período inicial, eventuais treinamentos e materiais de apoios deverão ser compartilhados entre os colaboradores. Além de um acompanhamento em tempo real para garantir que a operação esteja correndo da forma ideal.

Você tem alguma outra dica sobre como a tecnologia possibilita aproveitar de forma melhor o tempo da sua equipe?

De fato, a tecnologia e a produtividade se tornam um agente fundamental para garantir a operação sustentável da sua empresa. Coloque em prática nossas sugestões e aperfeiçoe as atividades dos seus colaboradores.

publicado em fevereiro 4, 2021
por admin
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Open chat