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Marketing e Vendas

Vendarketing: União entre as equipes aumenta para 20% o crescimento da empresa

29 de março 4 min. de leitura

Alinhar a comunicação e o cronograma de ações com as equipes de Vendarketing, ou seja, os times de vendas e marketing, ajuda a aumentar o crescimento, sabia? 

Segundo um estudo feito pela Aberdeen Group, empresa de soluções de Marketing Comportamental B2B, quando os dois departamentos estão alinhados, a companhia pode alcançar cerca de 20% de crescimento em um ano. Enquanto isso, áreas desalinhadas registram alta de 4% no mesmo período.

  1. Integração entre os times
  2. Marque reuniões regulares
  3. Alinhamento até nas ferramentas
  4. Faça o Marketing usar os dados de Vendas
  5. Análise das Métricas

Afinal, o que é vendarketing?

Também conhecida como smarketing, o conceito diz respeito à união de estratégias entre as equipes de marketing e vendas. O objetivo da metodologia é trazer mais previsibilidade e assertividade para as estratégias de ambos setores. 

Tanto vendas quanto marketing possuem finalidades parecidas, uma vez que ambos precisam que o máximo de possíveis clientes sejam impactados pela sua empresa. Ou seja, todos os dois, no final das contas, pretendem fazer com que a marca venda mais, com mais assertividade e dinamicidade. 

Como integrar as áreas de Vendarketing e melhorar os resultados? 

Aplicar iniciativas simples ajuda a fazer com que os dois times trabalhem em sintonia, sempre em busca dos melhores resultados para a empresa.  Veja abaixo ações que podem unificar as equipes e garantir bons retornos nas suas campanhas.

1. Integração entre os times

Faça com que os times trabalhem integrados e defina o SLA (Service Level Agreement) das demandas para as duas áreas. Uma forma de incentivar a interação entre as áreas é estabelecer que assim que Marketing enviar os dados dos Leads captados, Vendas deve avaliar a qualidade desses contatos e dar um feedback.

Nesse cenário, o uso da Monday promoveria um dia a dia mais dinâmico para as equipes, já que ambos poderiam trocar informações e dar retornos através do sistema operacional.

2. Marque reuniões regulares

Definir reuniões fixas e periódicas também fomenta a união e interação entre vendas e marketing. Por isso, estabeleça uma data para o bate-papo. A frequência a cada 15 dias é ideal para acompanhar as evoluções de cada um dos times e fazê-los trabalharem em conjunto.

Com o passar do tempo e o deslanchar das atividades, a periodicidade pode aumentar.

3. Alinhamento até nas ferramentas

Promover alinhamento entre os departamentos também atinge as ferramentas de trabalho que eles utilizam. Por exemplo, dar às duas áreas acesso aos mesmos materiais para trabalhar faz com que eles possam falar a “mesma língua,” acompanhar atualizações do trabalho e acessar materiais liberados e essenciais para o desenvolvimento de projetos.

Para os departamentos de vendas e marketing, a Monday pode ser uma ótima aliada ao ser usada como CRM.

Leia também: Plano de marketing: guia completo para elaborar o dos seus projetos

4. Faça o Marketing usar os dados de Vendas

O planejamento estratégico de Marketing pode e deve ser atualizado conforme os dados de vendas. Com as informações dadas pelo departamento, a estratégia criada pode ser reelaborada e lapidada para ser mais assertiva ao perfil de compra do consumidor.

5. Análise das Métricas 

A análise das métricas evidenciará quando as iniciativas valeram ou não a pena e se é necessário mudar alguma estratégia. Ao contar com os dois times alinhados será mais fácil apurar os resultados e pensar em alternativas que possam aumentar o ROI (Retorno sobre o Investimento).

Leia também: Agile Marketing: saiba o que é e como funciona a gestão ágil no marketing

Soluções da Monday.com para vendarketing

A plataforma é a favorita de equipes de marketing e vendas pois simplifica e agiliza a rotina de trabalho. Veja abaixo algumas das funcionalidades disponíveis: 

Automações

Automatize o trabalho repetitivo para que você e sua equipe possam se concentrar no trabalho que realmente requer seu talento.

Planejamento de campanha

Planeje, organize e visualize suas campanhas de vendarketing em um só lugar. Atribua membros da equipe a itens de ação e monitore o progresso de sua campanha em cada estágio.

Ativos criativos

Acompanhe todos os seus ativos digitais, bem como o progresso deles, em um espaço de trabalho visual, para que os ativos possam ser acessados facilmente para projetos e campanhas futuras.

Integrações de CRM com um clique

Chega de ficar alternando entre 10 ferramentas diferentes. Sincronize seus dados em um hub central conectando a monday.com com as ferramentas que você já usa.

Gestão de pipeline

Acompanhe rapidamente o panorama dos negócios com pipelines de vendas ilimitados. Gerencie contas por prioridade, tamanho do negócio, data de fechamento esperada e muito mais, analisando tudo em uma visualização colorida.

Monitoramento do cliente

Use uma timeline para rastrear todas as atividades com seus contatos e obter insights sobre os próximos passos necessários, além da melhor forma de gerir o relacionamento com os clientes.

Para mais conteúdos sobre Marketing e vendas, acesse aqui.

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