O agile marketing é uma estratégia de gestão de projetos que prega conceitos como a inovação, flexibilidade e qualificação na rotina deste setor.
A metodologia vem para atender a demanda de um mercado que vem se tornando cada vez mais ágil, competitivo e inovador. Ela direciona, portanto, o foco para aquilo que realmente importa, dando mais assertividade para a área de marketing.
Quer saber como sua empresa pode se beneficiar com essa metodologia? Então continue a leitura e veja como um marketing ágil funciona.
Origem do conceito
O conceito do Manifesto Ágil originou-se ainda na década de 80 a partir da necessidade de desenvolvedores de softwares em trazer mais inovação, flexibilidade e produtividade para seus negócios.
Em 2001, nos Estados Unidos, foi criado de fato um Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software, que propôs formas de evitar falhas de desenvolvimento de programas e sistemas
A metodologia deu tão certo que ultrapassou os limites da indústria de softwares, passando a ser aplicada em vários setores distintos.
O que é Agile Marketing?
É a adaptação do Manifesto Ágil para projetos de marketing. A metodologia se baseia na divisão de projetos em tarefas curtas, realizadas em ciclos. Com isso, ganha-se mais flexibilidade e foco na realização dos objetivos.
Ao prezar pela agilidade dos processos, a metodologia visa objetivos como:
- Redução de riscos relacionados a incertezas;
- Maior colaboratividade entre a equipe;
- Respostas mais eficientes e ágeis às mudanças dos projetos.
Portanto, para que o conceito possa ser aplicado, é preciso reestruturar os processos da equipe de marketing. Nós vamos explicar como isso deve ser feito.
Entenda como funciona o marketing ágil
Como já adiantamos, no agile marketing, o projeto deve ser dividido em pequenas tarefas. Veja abaixo um passo a passo que pode ser seguido para orientar seus projetos a partir dessa metodologia:
- As equipes devem identificar as etapas do projeto e listá-las de acordo com a prioridade;
- Prazos dos ciclos devem ser definidos. Geralmente eles giram em torno de uma a três semanas;
- Ao final das entregas, todas as demandas e resultados devem ser avaliados, permitindo que melhorias sejam implementadas para os próximos passos.
Uma importante premissa do agile marketing é o uso e análise de dados para redirecionamento de rota, sempre que necessário.
Portanto, a cada ciclo, é feito uma análise crítica das demandas, direcionando assim o foco para a melhoria contínua dos processos de marketing.
Princípios e valores do Agile Marketing
Durante a reunião que ficou conhecida como Sprint Zero, quando foi criado o Manifesto Ágil, em 2001, foram propostos doze princípios e quatro valores que seriam usados como guia para uso da metodologia.
Conheça quais são eles abaixo.
Princípios
- A prioridade é a satisfação dos clientes;
- Mudanças ao longo do processo devem ser acolhidas e executadas;
- É preciso entregar valor com frequência e em menor tempo;
- É preciso unir competências, alinhando-as de acordo com a necessidade do projeto;
- Equipes motivadas são a base para bons resultados;
- Comunicação clara e transparente entre a equipe é fundamental;
- Foco em funcionalidade, mais do que em detalhamentos em excesso;
- Processos ágeis são sustentáveis;
- Atenção contínua à excelência técnica e ao bom design para ter mais agilidade;
- A simplicidade é essencial e reduz erros;
- Equipes auto organizáveis entregam melhores resultados;
- A avaliação de desempenho é indispensável.
Valores
- Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
- Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
- Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
- Responder às mudanças mais que seguir um plano.
– Leia também: Indicadores de desempenho: o que são, principais tipos e como usá-los
Frameworks de Agile Marketing
Frameworks são modelos de trabalho que orientam a aplicação e gerenciamento da metodologia de agile marketing. Portanto, é através deles que as atividades são organizadas, de acordo com prazos e métodos específicos.
Listamos a seguir algumas das metodologias ágeis mais utilizadas no mercado de trabalho. Veja!
1. Scrum
É um dos modelos de trabalho ágeis mais utilizados em todo o mundo. Ele divide o projeto em pequenos ciclos de atividade, conhecidos como Sprint, e possuem um período predefinido para sua execução.
Em geral, o prazo de cada Sprint gira em torno de 1 a 4 semanas. A metodologia prevê ainda reuniões entre a equipe para o compartilhamento das atividades e feedback do andamento das atividades, trazendo assim mais transparência para o processo.
2. Kanban
Tem como princípio a utilização de um painel/quadro que permite a organização e visualização simplificada de todo o fluxo de trabalho.
Funciona da seguinte forma: devem ser utilizados post-its (físicos ou digitais) para a listagem das tarefas de acordo com o seu status de execução, que podem ser:
- Tarefas a serem realizadas (to-do);
- Atividades em execução (doing);
- Tarefas executadas (done).
Essas tarefas ficam dispostas em colunas e devem ser movidas de acordo com o seu status.
Dessa forma, o Kanban permite uma visão macro de todo o projeto, facilitando a organização das tarefas e proporcionando maior foco nas prioridades.
Principais vantagens do Agile Marketing
- Permite um foco maior em cada etapa do projeto;
- Faz com que a equipe tenha maior criticidade ao longo do processo e busque entender mais as necessidades do cliente;
- Ajuda na redefinição de prioridades para atender às mudanças do mercado;
- Adaptação dos planos para melhorar os resultados;
- Traz maior flexibilidade para os projetos;
- Maior envolvimento da equipe com cada etapa do projeto;
- Mais transparência.
Use a Monday para orientar sua estratégia de marketing ágil
Com a Monday você tem todos os recursos necessários para organizar sua estratégia agile marketing. Conheça algumas das possibilidades:
- Visualizações: Visualize seus dados da maneira que desejar. Use uma linha do tempo, calendário e muito mais para que nada seja perdido.
- Automação: Automatize o trabalho repetitivo para que você e sua equipe possam se concentrar no trabalho que realmente requer seu talento.
- Painéis: Transforme insights em ação. Use painéis e gráficos de alto nível para tomar decisões importantes com base em dados em tempo real.
- Atualizações: Colabore dentro do contexto do seu trabalho. Mantenha uma comunicação contínua entre equipes e departamentos a qualquer hora e em qualquer lugar.
– Leia também: Plano de marketing: guia completo para elaborar o dos seus projetos
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