Agile Marketing: saiba o que é e como funciona a gestão ágil no marketing

agile marketing

O agile marketing é uma estratégia de gestão de projetos que prega conceitos como a inovação, flexibilidade e qualificação na rotina deste setor. 

A metodologia vem para atender a demanda de um mercado que vem se tornando cada vez mais ágil, competitivo e inovador. Ela direciona, portanto, o foco para aquilo que realmente importa, dando mais assertividade para a área de marketing.

Quer saber como sua empresa pode se beneficiar com essa metodologia? Então continue a leitura e veja como um marketing ágil funciona.  

Origem do conceito

O conceito do Manifesto Ágil originou-se ainda na década de 80 a partir da necessidade de desenvolvedores de softwares em trazer mais inovação, flexibilidade e produtividade para seus negócios. 

Em 2001, nos Estados Unidos, foi criado de fato um Manifesto para o Desenvolvimento Ágil de Software, que propôs formas de evitar falhas de desenvolvimento de programas e sistemas 

A metodologia deu tão certo que ultrapassou os limites da indústria de softwares, passando a ser aplicada em vários setores distintos. 

O que é Agile Marketing? 

É a adaptação do Manifesto Ágil para projetos de marketing. A metodologia se baseia na divisão de projetos em tarefas curtas, realizadas em ciclos. Com isso, ganha-se mais flexibilidade e foco na realização dos objetivos. 

Ao prezar pela agilidade dos processos, a metodologia visa objetivos como: 

  • Redução de riscos relacionados a incertezas;
  • Maior colaboratividade entre a equipe; 
  • Respostas mais eficientes e ágeis às mudanças dos projetos.

Portanto, para que o conceito possa ser aplicado, é preciso reestruturar os processos da equipe de marketing. Nós vamos explicar como isso deve ser feito.

Entenda como funciona o marketing ágil 

Como já adiantamos, no agile marketing, o projeto deve ser dividido em pequenas tarefas. Veja abaixo um passo a passo que pode ser seguido para orientar seus projetos a partir dessa metodologia: 

  1. As equipes devem identificar as etapas do projeto e listá-las de acordo com a prioridade;
  2. Prazos dos ciclos devem ser definidos. Geralmente eles giram em torno de uma a três semanas;
  3. Ao final das entregas, todas as demandas e resultados devem ser avaliados, permitindo que melhorias sejam implementadas para os próximos passos. 

Uma importante premissa do agile marketing é o uso e análise de dados para redirecionamento de rota, sempre que necessário. 

Portanto, a cada ciclo, é feito uma análise crítica das demandas, direcionando assim o foco para a melhoria contínua dos processos de marketing. 

Princípios e valores do Agile Marketing

Durante a reunião que ficou conhecida como Sprint Zero, quando foi criado o Manifesto Ágil, em 2001, foram propostos doze princípios e quatro valores que seriam usados como guia para uso da metodologia. 

Conheça quais são eles abaixo. 

Princípios 

  1. A prioridade é a satisfação dos clientes;
  2. Mudanças ao longo do processo devem ser acolhidas e executadas;
  3. É preciso entregar valor com frequência e em menor tempo;
  4. É preciso unir competências, alinhando-as de acordo com a necessidade do projeto;
  5. Equipes motivadas são a base para bons resultados;
  6. Comunicação clara e transparente entre a equipe é fundamental;
  7. Foco em funcionalidade, mais do que em detalhamentos em excesso;
  8.  Processos ágeis são sustentáveis;
  9. Atenção contínua à excelência técnica e ao bom design para ter mais agilidade;
  10.  A simplicidade é essencial e reduz erros;
  11.  Equipes auto organizáveis entregam melhores resultados;
  12.  A avaliação de desempenho é indispensável. 

Valores

  • Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos;
  • Responder às mudanças mais que seguir um plano.

Leia também: Indicadores de desempenho: o que são, principais tipos e como usá-los

Frameworks de Agile Marketing

Frameworks são modelos de trabalho que orientam a aplicação e gerenciamento da metodologia de agile marketing. Portanto, é através deles que as atividades são organizadas, de acordo com prazos e métodos específicos. 

Listamos a seguir algumas das metodologias ágeis mais utilizadas no mercado de trabalho. Veja! 

1. Scrum

É um dos modelos de trabalho ágeis mais utilizados em todo o mundo. Ele divide o projeto em pequenos ciclos de atividade, conhecidos como Sprint, e possuem um período predefinido para sua execução. 

Em geral, o prazo de cada Sprint gira em torno de 1 a 4 semanas. A metodologia prevê ainda reuniões entre a equipe para o compartilhamento das atividades e feedback do andamento das atividades, trazendo assim mais transparência para o processo. 

2. Kanban

Tem como princípio a utilização de um painel/quadro que permite a organização e visualização simplificada de todo o fluxo de trabalho

Funciona da seguinte forma: devem ser utilizados post-its (físicos ou digitais) para a listagem das tarefas de acordo com o seu status de execução, que podem ser: 

  • Tarefas a serem realizadas (to-do);
  • Atividades em execução (doing);
  • Tarefas executadas (done).

Essas tarefas ficam dispostas em colunas e devem ser movidas de acordo com o seu status. 

Dessa forma, o Kanban permite uma visão macro de todo o projeto, facilitando a organização das tarefas e proporcionando maior foco nas prioridades. 

Principais vantagens do Agile Marketing

  • Permite um foco maior em cada etapa do projeto; 
  • Faz com que a equipe tenha maior criticidade ao longo do processo e busque entender mais as necessidades do cliente; 
  • Ajuda na redefinição de prioridades para atender às mudanças do mercado; 
  • Adaptação dos planos para melhorar os resultados;
  • Traz maior flexibilidade para os projetos;
  • Maior envolvimento da equipe com cada etapa do projeto; 
  • Mais transparência.

Use a Monday para orientar sua estratégia de marketing ágil

Com a Monday você tem todos os recursos necessários para organizar sua estratégia agile marketing. Conheça algumas das possibilidades: 

  • Visualizações: Visualize seus dados da maneira que desejar. Use uma linha do tempo, calendário e muito mais para que nada seja perdido.
  • Automação: Automatize o trabalho repetitivo para que você e sua equipe possam se concentrar no trabalho que realmente requer seu talento.
  • Painéis: Transforme insights em ação. Use painéis e gráficos de alto nível para tomar decisões importantes com base em dados em tempo real.
  • Atualizações: Colabore dentro do contexto do seu trabalho. Mantenha uma comunicação contínua entre equipes e departamentos a qualquer hora e em qualquer lugar.

Leia também: Plano de marketing: guia completo para elaborar o dos seus projetos

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publicado em setembro 17, 2021
por E-Dialog Agência
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