A tecnologia é uma grande aliada para uma gestão de projetos mais ágil, organizada e estratégica. Em muitos casos, encontrar as ferramentas certas pode ser decisivo para conquistar mais e melhores resultados. Pensando nisso, preparamos uma lista com dez aplicativos de gestão que você precisa conhecer.
Tem app para ajudar na gestão de tempo, para a organização da sua lista de tarefas, entre outros recursos que podem ser úteis na sua rotina de trabalho. Então continue lendo e veja quais deles têm o melhor fit com a sua empresa.
Dicas de aplicativos de gestão
Veja abaixo alguns apps para gestão de projetos que vão te ajudar a ter mais foco e organização.
1. Toggl Track
É um aplicativo de rastreamento de tempo online que disponibiliza relatórios com um resumo da produtividade e da rentabilidade do seu trabalho.
Uma das vantagens do aplicativo é a possibilidade de integração com mais de 90 ferramentas, como o Google Drive, Slack, entre outras.
A versão gratuita do Toggl Track pode ser utilizada por uma equipe de até cinco integrantes. Mas há ainda as versões pagas, que permitem acesso a mais membros, entre outras funcionalidades mais avançadas.
Disponível para desktop e download para iOS e Android.
2. Pocket
O Pocket é um aplicativo de gestão voltado para organização de conteúdos que podem ser úteis para sua rotina de trabalho. Por isso, é muito indicado para empresas de marketing, que precisam estar por dentro de informações atuais.
Dentro do app é possível salvar conteúdos das matérias, artigos, notícias e vídeos mais recentes a partir de qualquer dispositivo, canal ou aplicativo. Todas essas informações são sincronizadas automaticamente, permitindo que você recorra à leitura a qualquer momento, mesmo estando off-line.
A grande vantagem do aplicativo é o seu layout simples e agradável, o que permite uma leitura mais relaxante e focada. Além disso, ele disponibiliza a função também de ouvir seus artigos.
O app possui extensões para os navegadores Microsoft Edge, Chrome e Firefox.
3. RescueTime
Aplicativos de gestão para monitoramento de tempo são sempre bem-vindos e o RescueTime oferece funcionalidades diferenciadas que podem ajudar a tornar essa análise ainda mais assertiva.
O app vai monitorar todas as suas atividades online, ajudando você a entender seus hábitos. Funciona assim: ele tira fotos das suas atividades em seu computador e as utiliza para gerar estatísticas, que são categorizadas por dia, semana ou mês.
Dessa forma, você terá uma visão clara de onde e como seu tempo está sendo gasto. Tudo isso é feito de forma automatizada.
Disponibilidade para uso: Nuvem, SaaS, baseado na web, Mac (desktop), Windows (desktop), Linux (desktop), Android (celular).
– Leia também: Como fazer a priorização das tarefas em equipe
4. Clockify
O Clockify é um aplicativo voltado para monitoramento do tempo em diferentes atividades. Ele conta com funcionalidades como:
- Monitoramento das horas de trabalho nos projetos;
- Cálculo de horas faturáveis, custos de mão de obra e folha de pagamento;
- Monitoramento do comparecimento, intervalos e folgas;
- Acompanhamento do progresso e orçamento do projeto.
O aplicativo é gratuito e pode ser usado pela web ou ainda pelo aplicativo disponível para download em aparelhos iOS e Android.
5. Todoist
O Todoist é um aplicativo de gestão voltado para organização das suas tarefas diárias. Dentro do app é possível ter uma visão geral de tudo o que você precisa fazer, listando de acordo com prazos e níveis de prioridade. Veja algumas de suas funcionalidades básicas:
- Capturar e organizar tarefas;
- Lembrar de prazos com lembretes e datas de vencimento;
- Desenvolver hábitos duradouros com datas de vencimento recorrentes como “toda segunda-feira”;
- Organizar projetos em Painéis no estilo kanban;
- Colaborar em projetos ao delegar tarefas para outros membros;
- Priorizar tarefas usando níveis de prioridades;
- Acompanhar o progresso com as tendências de produtividade;
- Integrar ferramentas como Gmail, Calendário do Google, Slack, Amazon Alexa e mais.
O aplicativo está disponível para celulares Android e iOs, mas também conta com versão para web. Tem a versão gratuita e opções pagas que contam com mais recursos, como a possibilidade de analisar suas tendências de produtividade, sincronização de dados com o calendário, entre outros.
6. Técnica Pomodoro
Você já ouviu falar na técnica pomodoro? Essa é uma das estratégias mais eficientes para ajudar com a gestão de tempo. Basicamente, o método segue as seguintes premissas:
- Organização do dia em tarefas;
- 4 períodos de 25 minutos em que você deve estar ter concentração intensa em sua atividade;
- Ao final dos três primeiros períodos você deve fazer uma pausa de 5 minutos. No último, o descanso deve ser maior (de 15 a 30 minutos)
Portanto, para exercer a técnica em sua rotina você vai precisar apenas de um timer, que pode ser o despertador do seu celular, por exemplo, e de um bloco de anotações para listar suas demandas do dia.
Você pode usar um aplicativo também para organizar melhor esse controle, como o Pomello, por exemplo. Ele está disponível para Google Chrome, Linux, macOS e Windows.
7. Evernote
O Evernote é conhecido como um aplicativo de anotação de tarefas, mas ele é dos tipos de aplicativos de gestão que vão muito além disso. Basicamente, suas funcionalidades consistem na coleta, organização e sincronização de informações úteis no seu dia a dia.
O app permite ainda a adição de datas de lembretes às suas notas, além da inclusão de etiquetas para facilitar a pesquisa aos conteúdos.
É possível sincronizá-lo em todos os seus dispositivos para que você possa manter a produtividade onde estiver. Além disso, você pode conectar sua Google Agenda para ficar por dentro do seu calendário, e ver suas informações mais relevantes rapidamente com um painel de controle do Início personalizado.
Disponível para Android, iPhone (iOS), Windows Phone, Windows, MacOS e Web
8. Remember The Milk
Remember The Milk, em tradução livre, significa lembrar-se do leite. Seu nome dá um indicativo de que o aplicativo é direcionado para o gerenciamento de tarefas. Isto é, ele é indicado para anotação e lembrete de suas atividades.
Veja sua lista de funcionalidades:
- Tire as tarefas da sua cabeça e deixe o aplicativo lembrar para você;
- Receba lembretes por e-mail ou mensagens de texto;
- Compartilhe suas listas e direcione tarefas a outras pessoas para fazer as coisas mais rapidamente;
- Mantenha-se sincronizado em todos os seus dispositivos;
- Organize da maneira que quiser com prioridades, datas de vencimento, repetições, listas, tags e muito mais;
- Pesquise suas tarefas e notas e salve suas pesquisas favoritas como Listas Inteligentes;
- Veja as tarefas próximas e planeje a melhor maneira de fazer as coisas;
- Integra-se ao Gmail, Google Calendar, Twitter, Evernote e muito mais.
Disponível online, e também para Android e iOS.
9. Canva
O Canva é uma plataforma de design gráfico online, logo, é indicada principalmente para equipes de marketing que precisam de ferramentas úteis para a gestão de redes sociais e outras produções gráficas.
Dentro da ferramenta é possível criar uma infinidade de peças de mídia social, apresentações, infográficos, entre outros conteúdos visuais. Ali você encontra ainda modelos de peças que podem ajudar no direcionamento de suas produções.
O app pode ser usado na versão web, direto no navegador, em programas para computadores Windows e macOS e também em aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS).
10. Sistema Kanban
O método Kanban tem como princípio a utilização de um painel/quadro que permite a organização e visualização simplificada de todo o fluxo de trabalho.
Funciona da seguinte forma: devem ser utilizados post-its (físicos ou digitais) para a listagem das tarefas de acordo com o seu status de execução, que podem ser:
- Tarefas a serem realizadas (to-do);
- Atividades em execução (doing);
- Tarefas executadas (done).
Essas tarefas ficam dispostas em colunas e devem ser movidas de acordo com o seu status.
O kanban pode ser implementado de forma online ou física. Porém, o quadro físico pode dificultar o gerenciamento simultâneo entre todos os membros da equipe.
A melhor solução é, portanto, utilizar a visualização online dos quadros, recurso disponibilizado por gerenciadores de projetos, como a monday.com. Assim, é possível criar vários quadros ao mesmo tempo, que podem ser compartilhados e gerenciados por todos com facilidade e agilidade.
Agora que você já conheceu 10 ótimos aplicativos de gestão, que tal conferir outros artigos do blog?