Converse com um especialista
Gestão de projetos

Aplicativos de gestão: 10 apps para facilitar a sua rotina

15 de junho 7 min. de leitura

A tecnologia é uma grande aliada para uma gestão de projetos mais ágil, organizada e estratégica. Em muitos casos, encontrar as ferramentas certas pode ser decisivo para conquistar mais e melhores resultados. Pensando nisso, preparamos uma lista com dez aplicativos de gestão que você precisa conhecer. 

Tem app para ajudar na gestão de tempo, para a organização da sua lista de tarefas, entre outros recursos que podem ser úteis na sua rotina de trabalho. Então continue lendo e veja quais deles têm o melhor fit com a sua empresa. 

Dicas de aplicativos de gestão 

Veja abaixo alguns apps para gestão de projetos que vão te ajudar a ter mais foco e organização. 

1. Toggl Track 

É um aplicativo de rastreamento de tempo online que disponibiliza relatórios com um resumo da produtividade e da rentabilidade do seu trabalho. 

Uma das vantagens do aplicativo é a possibilidade de integração com mais de 90 ferramentas, como o Google Drive, Slack, entre outras. 

A versão gratuita do Toggl Track pode ser utilizada por uma equipe de até cinco integrantes. Mas há ainda as versões pagas, que permitem acesso a mais membros, entre outras funcionalidades mais avançadas.

Disponível para desktop e download para iOS e Android. 

2. Pocket 

O Pocket é um aplicativo de gestão voltado para organização de conteúdos que podem ser úteis para sua rotina de trabalho. Por isso, é muito indicado para empresas de marketing, que precisam estar por dentro de informações atuais. 

Dentro do app é possível salvar conteúdos das matérias, artigos, notícias e vídeos mais recentes a partir de qualquer dispositivo, canal ou aplicativo. Todas essas informações são sincronizadas automaticamente, permitindo que você recorra à leitura a qualquer momento, mesmo estando off-line. 

A grande vantagem do aplicativo é o seu layout simples e agradável, o que permite uma leitura mais relaxante e focada. Além disso, ele disponibiliza a função também de ouvir seus artigos. 

O app possui extensões para os navegadores Microsoft Edge, Chrome e Firefox.

3. RescueTime

Aplicativos de gestão para monitoramento de tempo são sempre bem-vindos e o RescueTime oferece funcionalidades diferenciadas que podem ajudar a tornar essa análise ainda mais assertiva. 

O app vai monitorar todas as suas atividades online, ajudando você a entender seus hábitos. Funciona assim: ele tira fotos das suas atividades em seu computador e as utiliza para gerar estatísticas, que são categorizadas por dia, semana ou mês. 

Dessa forma, você terá uma visão clara de onde e como seu tempo está sendo gasto. Tudo isso é feito de forma automatizada. 

Disponibilidade para uso: Nuvem, SaaS, baseado na web, Mac (desktop), Windows (desktop), Linux (desktop), Android (celular).

Leia também: Como fazer a priorização das tarefas em equipe

4. Clockify 

O Clockify é um aplicativo voltado para monitoramento do tempo em diferentes atividades. Ele conta com funcionalidades como: 

  • Monitoramento das horas de trabalho nos projetos;
  • Cálculo de horas faturáveis, custos de mão de obra e folha de pagamento;
  • Monitoramento do comparecimento, intervalos e folgas;
  • Acompanhamento do progresso e orçamento do projeto. 

O aplicativo é gratuito e pode ser usado pela web ou ainda pelo aplicativo disponível para download em aparelhos iOS e Android. 

5. Todoist

O Todoist é um aplicativo de gestão voltado para organização das suas tarefas diárias. Dentro do app é possível ter uma visão geral de tudo o que você precisa fazer, listando de acordo com prazos e níveis de prioridade. Veja algumas de suas funcionalidades básicas: 

  • Capturar e organizar tarefas;
  • Lembrar de prazos com lembretes e datas de vencimento;
  • Desenvolver hábitos duradouros com datas de vencimento recorrentes como “toda segunda-feira”;
  • Organizar projetos em Painéis no estilo kanban;
  • Colaborar em projetos ao delegar tarefas para outros membros;
  • Priorizar tarefas usando níveis de prioridades;
  • Acompanhar o progresso com as tendências de produtividade;
  • Integrar ferramentas como Gmail, Calendário do Google, Slack, Amazon Alexa e mais. 

O aplicativo está disponível para celulares Android e iOs, mas também conta com versão para web. Tem a versão gratuita e opções pagas que contam com mais recursos, como a possibilidade de analisar suas tendências de produtividade, sincronização de dados com o calendário, entre outros. 

6. Técnica Pomodoro

Você já ouviu falar na técnica pomodoro? Essa é uma das estratégias mais eficientes para ajudar com a gestão de tempo. Basicamente, o método segue as seguintes premissas: 

  • Organização do dia em tarefas;
  • 4 períodos de 25 minutos em que você deve estar ter concentração intensa em sua atividade; 
  • Ao final dos três primeiros períodos você deve fazer uma pausa de 5 minutos. No último, o descanso deve ser maior (de 15 a 30 minutos)

Portanto, para exercer a técnica em sua rotina você vai precisar apenas de um timer, que pode ser o despertador do seu celular, por exemplo, e de um bloco de anotações para listar suas demandas do dia. 

Você pode usar um aplicativo também para organizar melhor esse controle, como o Pomello, por exemplo. Ele está disponível para Google Chrome, Linux, macOS e Windows.

7. Evernote

O Evernote é conhecido como um aplicativo de anotação de tarefas, mas ele é dos tipos de aplicativos de gestão que vão muito além disso. Basicamente, suas funcionalidades consistem na coleta, organização e sincronização de informações úteis no seu dia a dia.

O app permite ainda a adição de datas de lembretes às suas notas, além da inclusão de etiquetas para facilitar a pesquisa aos conteúdos. 

É possível sincronizá-lo em todos os seus dispositivos para que você possa manter a produtividade onde estiver. Além disso, você pode conectar sua Google Agenda para ficar por dentro do seu calendário, e ver suas informações mais relevantes rapidamente com um painel de controle do Início personalizado.

Disponível para Android, iPhone (iOS), Windows Phone, Windows, MacOS e Web

8. Remember The Milk

Remember The Milk, em tradução livre, significa lembrar-se do leite. Seu nome dá um indicativo de que o aplicativo é direcionado para o gerenciamento de tarefas. Isto é, ele é indicado para anotação e lembrete de suas atividades. 

Veja sua lista de funcionalidades: 

  • Tire as tarefas da sua cabeça e deixe o aplicativo lembrar para você;
  • Receba lembretes por e-mail ou mensagens de texto;
  • Compartilhe suas listas e direcione tarefas a outras pessoas para fazer as coisas mais rapidamente;
  • Mantenha-se sincronizado em todos os seus dispositivos;
  • Organize da maneira que quiser com prioridades, datas de vencimento, repetições, listas, tags e muito mais;
  • Pesquise suas tarefas e notas e salve suas pesquisas favoritas como Listas Inteligentes;
  • Veja as tarefas próximas e planeje a melhor maneira de fazer as coisas;
  • Integra-se ao Gmail, Google Calendar, Twitter, Evernote e muito mais.

Disponível online, e também para Android e iOS.

9. Canva 

O Canva é uma plataforma de design gráfico online, logo, é indicada principalmente para equipes de marketing que precisam de ferramentas úteis para a gestão de redes sociais e outras produções gráficas. 

Dentro da ferramenta é possível criar uma infinidade de peças de mídia social, apresentações, infográficos, entre outros conteúdos visuais. Ali você encontra ainda modelos de peças que podem ajudar no direcionamento de suas produções. 

O app pode ser usado na versão web, direto no navegador, em programas para computadores Windows e macOS e também em aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS). 

 10. Sistema Kanban

O método Kanban tem como princípio a utilização de um painel/quadro que permite a organização e visualização simplificada de todo o fluxo de trabalho. 

Funciona da seguinte forma: devem ser utilizados post-its (físicos ou digitais) para a listagem das tarefas de acordo com o seu status de execução, que podem ser: 

  • Tarefas a serem realizadas (to-do);
  • Atividades em execução (doing);
  • Tarefas executadas (done).

Essas tarefas ficam dispostas em colunas e devem ser movidas de acordo com o seu status.

O kanban pode ser implementado de forma online ou física. Porém, o quadro físico pode dificultar o gerenciamento simultâneo entre todos os membros da equipe. 

A melhor solução é, portanto, utilizar a visualização online dos quadros, recurso disponibilizado por gerenciadores de projetos, como a monday.com. Assim, é possível criar vários quadros ao mesmo tempo, que podem ser compartilhados e gerenciados por todos com facilidade e agilidade. 

Agora que você já conheceu 10 ótimos aplicativos de gestão, que tal conferir outros artigos do blog?

Array

Vamos tornar a sua gestão de processos mais otimizada?

Política de Privacidade Política de Cookies Portal LGPD