Aplicativos de gestão: 10 apps para facilitar a sua rotina

aplicativos de gestão

A tecnologia é uma grande aliada para uma gestão de projetos mais ágil, organizada e estratégica. Em muitos casos, encontrar as ferramentas certas pode ser decisivo para conquistar mais e melhores resultados. Pensando nisso, preparamos uma lista com dez aplicativos de gestão que você precisa conhecer. 

Tem app para ajudar na gestão de tempo, para a organização da sua lista de tarefas, entre outros recursos que podem ser úteis na sua rotina de trabalho. Então continue lendo e veja quais deles têm o melhor fit com a sua empresa. 

Dicas de aplicativos de gestão 

Veja abaixo alguns apps para gestão de projetos que vão te ajudar a ter mais foco e organização. 

1. Toggl Track 

É um aplicativo de rastreamento de tempo online que disponibiliza relatórios com um resumo da produtividade e da rentabilidade do seu trabalho. 

Uma das vantagens do aplicativo é a possibilidade de integração com mais de 90 ferramentas, como o Google Drive, Slack, entre outras. 

A versão gratuita do Toggl Track pode ser utilizada por uma equipe de até cinco integrantes. Mas há ainda as versões pagas, que permitem acesso a mais membros, entre outras funcionalidades mais avançadas.

Disponível para desktop e download para iOS e Android. 

2. Pocket 

O Pocket é um aplicativo de gestão voltado para organização de conteúdos que podem ser úteis para sua rotina de trabalho. Por isso, é muito indicado para empresas de marketing, que precisam estar por dentro de informações atuais. 

Dentro do app é possível salvar conteúdos das matérias, artigos, notícias e vídeos mais recentes a partir de qualquer dispositivo, canal ou aplicativo. Todas essas informações são sincronizadas automaticamente, permitindo que você recorra à leitura a qualquer momento, mesmo estando off-line. 

A grande vantagem do aplicativo é o seu layout simples e agradável, o que permite uma leitura mais relaxante e focada. Além disso, ele disponibiliza a função também de ouvir seus artigos. 

O app possui extensões para os navegadores Microsoft Edge, Chrome e Firefox.

3. RescueTime

Aplicativos de gestão para monitoramento de tempo são sempre bem-vindos e o RescueTime oferece funcionalidades diferenciadas que podem ajudar a tornar essa análise ainda mais assertiva. 

O app vai monitorar todas as suas atividades online, ajudando você a entender seus hábitos. Funciona assim: ele tira fotos das suas atividades em seu computador e as utiliza para gerar estatísticas, que são categorizadas por dia, semana ou mês. 

Dessa forma, você terá uma visão clara de onde e como seu tempo está sendo gasto. Tudo isso é feito de forma automatizada. 

Disponibilidade para uso: Nuvem, SaaS, baseado na web, Mac (desktop), Windows (desktop), Linux (desktop), Android (celular).

Leia também: Como fazer a priorização das tarefas em equipe

4. Clockify 

O Clockify é um aplicativo voltado para monitoramento do tempo em diferentes atividades. Ele conta com funcionalidades como: 

  • Monitoramento das horas de trabalho nos projetos;
  • Cálculo de horas faturáveis, custos de mão de obra e folha de pagamento;
  • Monitoramento do comparecimento, intervalos e folgas;
  • Acompanhamento do progresso e orçamento do projeto. 

O aplicativo é gratuito e pode ser usado pela web ou ainda pelo aplicativo disponível para download em aparelhos iOS e Android. 

5. Todoist

O Todoist é um aplicativo de gestão voltado para organização das suas tarefas diárias. Dentro do app é possível ter uma visão geral de tudo o que você precisa fazer, listando de acordo com prazos e níveis de prioridade. Veja algumas de suas funcionalidades básicas: 

  • Capturar e organizar tarefas;
  • Lembrar de prazos com lembretes e datas de vencimento;
  • Desenvolver hábitos duradouros com datas de vencimento recorrentes como “toda segunda-feira”;
  • Organizar projetos em Painéis no estilo kanban;
  • Colaborar em projetos ao delegar tarefas para outros membros;
  • Priorizar tarefas usando níveis de prioridades;
  • Acompanhar o progresso com as tendências de produtividade;
  • Integrar ferramentas como Gmail, Calendário do Google, Slack, Amazon Alexa e mais. 

O aplicativo está disponível para celulares Android e iOs, mas também conta com versão para web. Tem a versão gratuita e opções pagas que contam com mais recursos, como a possibilidade de analisar suas tendências de produtividade, sincronização de dados com o calendário, entre outros. 

6. Técnica Pomodoro

Você já ouviu falar na técnica pomodoro? Essa é uma das estratégias mais eficientes para ajudar com a gestão de tempo. Basicamente, o método segue as seguintes premissas: 

  • Organização do dia em tarefas;
  • 4 períodos de 25 minutos em que você deve estar ter concentração intensa em sua atividade; 
  • Ao final dos três primeiros períodos você deve fazer uma pausa de 5 minutos. No último, o descanso deve ser maior (de 15 a 30 minutos)

Portanto, para exercer a técnica em sua rotina você vai precisar apenas de um timer, que pode ser o despertador do seu celular, por exemplo, e de um bloco de anotações para listar suas demandas do dia. 

Você pode usar um aplicativo também para organizar melhor esse controle, como o Pomello, por exemplo. Ele está disponível para Google Chrome, Linux, macOS e Windows.

7. Evernote

O Evernote é conhecido como um aplicativo de anotação de tarefas, mas ele é dos tipos de aplicativos de gestão que vão muito além disso. Basicamente, suas funcionalidades consistem na coleta, organização e sincronização de informações úteis no seu dia a dia.

O app permite ainda a adição de datas de lembretes às suas notas, além da inclusão de etiquetas para facilitar a pesquisa aos conteúdos. 

É possível sincronizá-lo em todos os seus dispositivos para que você possa manter a produtividade onde estiver. Além disso, você pode conectar sua Google Agenda para ficar por dentro do seu calendário, e ver suas informações mais relevantes rapidamente com um painel de controle do Início personalizado.

Disponível para Android, iPhone (iOS), Windows Phone, Windows, MacOS e Web

8. Remember The Milk

Remember The Milk, em tradução livre, significa lembrar-se do leite. Seu nome dá um indicativo de que o aplicativo é direcionado para o gerenciamento de tarefas. Isto é, ele é indicado para anotação e lembrete de suas atividades. 

Veja sua lista de funcionalidades: 

  • Tire as tarefas da sua cabeça e deixe o aplicativo lembrar para você;
  • Receba lembretes por e-mail ou mensagens de texto;
  • Compartilhe suas listas e direcione tarefas a outras pessoas para fazer as coisas mais rapidamente;
  • Mantenha-se sincronizado em todos os seus dispositivos;
  • Organize da maneira que quiser com prioridades, datas de vencimento, repetições, listas, tags e muito mais;
  • Pesquise suas tarefas e notas e salve suas pesquisas favoritas como Listas Inteligentes;
  • Veja as tarefas próximas e planeje a melhor maneira de fazer as coisas;
  • Integra-se ao Gmail, Google Calendar, Twitter, Evernote e muito mais.

Disponível online, e também para Android e iOS.

9. Canva 

O Canva é uma plataforma de design gráfico online, logo, é indicada principalmente para equipes de marketing que precisam de ferramentas úteis para a gestão de redes sociais e outras produções gráficas. 

Dentro da ferramenta é possível criar uma infinidade de peças de mídia social, apresentações, infográficos, entre outros conteúdos visuais. Ali você encontra ainda modelos de peças que podem ajudar no direcionamento de suas produções. 

O app pode ser usado na versão web, direto no navegador, em programas para computadores Windows e macOS e também em aplicativos para celulares Android e iPhone (iOS). 

 10. Sistema Kanban

O método Kanban tem como princípio a utilização de um painel/quadro que permite a organização e visualização simplificada de todo o fluxo de trabalho. 

Funciona da seguinte forma: devem ser utilizados post-its (físicos ou digitais) para a listagem das tarefas de acordo com o seu status de execução, que podem ser: 

  • Tarefas a serem realizadas (to-do);
  • Atividades em execução (doing);
  • Tarefas executadas (done).

Essas tarefas ficam dispostas em colunas e devem ser movidas de acordo com o seu status.

O kanban pode ser implementado de forma online ou física. Porém, o quadro físico pode dificultar o gerenciamento simultâneo entre todos os membros da equipe. 

A melhor solução é, portanto, utilizar a visualização online dos quadros, recurso disponibilizado por gerenciadores de projetos, como a monday.com. Assim, é possível criar vários quadros ao mesmo tempo, que podem ser compartilhados e gerenciados por todos com facilidade e agilidade. 

Agora que você já conheceu 10 ótimos aplicativos de gestão, que tal conferir outros artigos do blog?

publicado em junho 15, 2022
por E-Dialog Agência
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Open chat