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Gestão de projetos

Escuta ativa: saiba o que é e quais seus benefícios na gestão de projetos

14 de janeiro 5 min. de leitura

Uma das soft skills mais importantes para uma rotina de trabalho dinâmica e eficiente é a escuta ativa. Por isso, é importante que gestores e toda a equipe entendam o conceito e aplique-o em suas relações. 

Pensando nisso, preparamos este artigo para explicar com mais detalhes o que é a escuta ativa e quais são as suas vantagens para a gestão de projetos. Além disso, listamos algumas dicas de como colocá-la em prática. Continue a leitura e fique por dentro! 

O que é escuta ativa? 

Como o próprio nome já diz é o ato de escutar ativamente o seu interlocutor. Contudo, não consiste apenas em escutar em silêncio, mas sim no engajamento com a conversa, ou seja, passa pela compreensão do que está sendo discutido, pelo ato de questionar e responder com atenção. 

A escuta ativa é compreendida como uma forma de escutar com atenção não apenas com os ouvidos, mas com todos os demais sentidos em alerta. 

Muitas vezes durante uma conversa percebemos que alguma ou ambas as partes não estão totalmente engajadas com o assunto. Isso pode acontecer por causa de distrações, dificuldade para analisar e interpretar ou até desinteresse. 

Por isso, é importante trabalhar a forma como nos posicionamos em um diálogo, de modo que possamos aprimorar a comunicação, tornando-a mais eficiente e empática. 

Importância da escuta ativa para o gerenciamento de projetos

A base para o sucesso de qualquer projeto é a comunicação eficiente entre a equipe. Apenas com um diálogo claro e transparente é possível manter todos alinhados e engajados com as demandas. 

Escutar ativamente é ainda mais importante para os gerentes de projetos. Isso porque, se o gestor não é capaz de ouvir atentamente sua equipe, ele certamente irá perder detalhes importantes durante a execução do projeto. 

Afinal, ao praticar a escuta ativa, ele torna a comunicação mais clara com toda a equipe, ficando mais próximo de todos e, consequentemente, aprimorando seu poder de liderança. 

Caso contrário, é comum que surjam problemas como: 

  • Dificuldade para perceber problemas com o projeto; 
  • Falta de confiança da equipe;
  • Falta de alinhamento a respeito das funções de cada um e suas atividades.

Benefícios da escuta ativa

Listamos abaixo quais são as principais vantagens de praticar a escuta ativa durante o gerenciamento de projetos. Veja. 

Gera confiança entre a equipe

Quando todas as partes envolvidas no projeto são capazes de se comunicar com clareza, há ganho significativo de confiança. Assim, todos se sentem mais empoderados e à vontade para apresentarem pontos de melhoria para otimizar os resultados do projeto. 

Aprimora a relação interpessoal 

A escuta ativa melhora as relações interpessoais, tornando seus relacionamentos mais sólidos e completos. Com isso, você será capaz de expor suas ideias e desejos com mais clareza, assim como perceber as necessidades do outro. 

Minimiza conflitos

Muitas vezes os conflitos que acontecem ao longo de um projeto são causados pela falta de um diálogo eficiente. Ao estabelecer uma escuta ativa entre todos os envolvidos, todos os anseios e questionamentos podem ser dados sem preocupação, estabelecendo um ambiente mais saudável e empático. 

Aumenta a produtividade e estimula o trabalho em equipe 

A escuta ativa contribui para um melhor relacionamento entre as pessoas, o que estimula o trabalho em equipe. Isso porque todos os envolvidos no projeto se sentem mais confortáveis para expor suas opiniões, fazendo com que a rotina flua com mais qualidade e menos estresse. 

Além disso, essa prática contribui para melhoria na produtividade da equipa, já que são minimizados os erros e retrabalho por falhas na comunicação. 

Leia também: Fluxo de trabalho: o que é e qual a sua importância?
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Dicas de como praticar a escuta ativa

Se você quer usufruir dos benefícios citados acima, é preciso colocar a escuta ativa em prática. Apresentamos algumas dicas abaixo de como fazer isso. Confira! 

Evite distrações no momento do diálogo

Escutar ativamente significa estar presente durante o diálogo, isso quer dizer que você deve evitar ao máximo distrações que vão tirar a sua atenção. Além de prejudicar o curso da conversa, essas interrupções podem fazer com que o interlocutor sinta que você não está engajado.

Por isso, evite mexer no celular durante as conversas e, sempre que possível, peça para não ser interrompido por ninguém nesses momentos. 

Não seja seletivo ao ouvir o que o outro tem a dizer

Muitas vezes prestamos atenção apenas em trechos que nos interessam na conversa. Porém, isso pode ficar perceptível para o seu interlocutor, o que atrapalha a dinâmica do diálogo. 

Por isso, certifique-se de estar presente e atento durante toda a conversa. 

Dê ao seu interlocutor o tempo necessário para a comunicação

Um dos piores erros na comunicação é não deixar com que o outro exponha seu ponto de vista, ou seja, ao cortar a sua fala constantemente. 

Durante a conversa, certifique-se de que a outra pessoa disse tudo o que gostaria e apresente suas ideias sem interromper o raciocínio alheio. 

Seja empático

O ato de se colocar no lugar do outro é um dos princípios básicos da escuta ativa. É apenas dessa forma que você será capaz de se conectar de verdade com o próximo.

Logo, busque entender as necessidades, expectativas e anseios de seu interlocutor e encontrem juntos uma forma de estabelecer um ambiente de trabalho mais harmônico e eficiente. 

Faça perguntas

Como ressaltado acima, escutar ativamente não significa permanecer em silêncio. Fazer perguntas durante a conversa é uma forma de mostrar que você está interessado no assunto. Dessa forma, o interlocutor perceberá que você realmente está prestando atenção. 

Vamos tornar a sua gestão de processos mais otimizada?

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