Como se tornar um gerente de projetos de sucesso?

gerente de projetos

O gerente de projetos é a figura que vai direcionar e conduzir a execução das atividades. Sua presença é fundamental para dar suporte para a equipe produtiva, administrar recursos e certificar que os objetivos do projeto estão sendo priorizados. 

Portanto, pode-se dizer que o gestor tem um papel crucial para o alcance dos resultados. Logo, é importante que a liderança esteja preparada para lidar com os desafios e particularidades desse trabalho. 

Pensando nisso, preparamos este artigo para ajudar você a se tornar um gerente de projetos de sucesso. Listamos abaixo as principais características dessa liderança e apontamos dicas de como se preparar para o cargo. Continue a leitura e fique por dentro!  

O que é um gerente de projetos e o que ele faz?

É o profissional responsável pela organização e controle dos projetos de uma empresa. Essa liderança deve dar direcionamentos estratégicos para que a equipe seja capaz de executar com eficiência e, consequentemente, alcançar os objetivos da organização. 

Por isso, o gestor é visto como o “termômetro” dentro da organização. É a partir de suas ações que a rotina do trabalho irá se desenvolver, logo, este deve ter competências técnicas e comportamentais que o tornem capaz de fazer com que tudo flua adequadamente. 

São algumas das funções mais importantes de um gerente de projetos: 

  • Mapear processos de trabalho das equipes;
  • Certificar que a comunicação interna esteja fluindo;
  • Gerenciar conflitos;
  • Definir objetivos e metas; 
  • Gestão de pessoas;
  • Definição do cronograma de atividades;
  • Definição e distribuição do orçamento;
  • Ter uma visão geral do projeto – acompanhamento do andamento das tarefas.

Em muitas dessas funções o gestor terá suporte de uma equipe específica, mas é o profissional quem tem o poder na tomada de decisões. Afinal, ele é como se fosse uma “bússola” estratégica que vai guiar todos até o objetivo final. 

Dicas para se tornar um gerente de projetos de sucesso

O gestor de projetos deve estar preparado para lidar com a complexidade que o cargo exige. Isso quer dizer não apenas ter competências técnicas e administrativas, mas também saber lidar com pessoas, de modo a mantê-las motivadas e alinhadas com o objetivo. 

Abaixo listamos algumas características que são essenciais para uma atuação de alta performance. Veja! 

Relacionamento interpessoal

O relacionamento interpessoal é um conceito da psicologia que pode ser definido como a ligação ou conexão entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto.

Portanto, quando relacionado ao ambiente organizacional, pode-se dizer que esta é uma competência crucial para o gestor de projetos. Afinal, uma boa liderança deve ser capaz de inspirar pessoas e direcionar os esforços da equipe de forma estratégica. Sendo assim, a melhor forma de se alcançar este objetivo é criando conexões verdadeiras com elas. 

Um bom relacionamento interpessoal é fundamental para criar um ambiente corporativo saudável, assim como para manter a equipe motivada e alinhada com os objetivos do negócio.

Leia também: Como delegar tarefas? 5 passos para um trabalho efetivo

Adaptabilidade

O mercado de trabalho está cada vez mais volátil e incerto, sendo assim, o gestor deve estar preparado para lidar e superar as adversidades que devem surgir pelo caminho. 

Neste sentido, a adaptabilidade é uma competência fundamental para que o profissional tenha capacidade de responder com agilidade e criatividade aos problemas que podem aparecer durante a execução do projeto.  

Comunicação eficaz

Uma comunicação de qualidade é determinante para a eficiência do gerenciamento de projetos. É função do gestor garantir que toda a equipe se mantenha alinhada e comprometida. 

Por isso, recomendamos o uso de canais de comunicação para manter o diálogo entre todas as equipes. É possível investir, por exemplo, em ferramentas de gestão que possuam essa funcionalidade, além dos tradicionais e-mails e aplicativos de mensagens. 

Além disso, a realização de reuniões frequentes também é importante para esclarecimento de dúvidas, repasses e direcionamentos dos próximos passos. 

Escuta ativa

A base para o sucesso de qualquer projeto é a comunicação eficiente entre a equipe. Apenas com um diálogo claro e transparente é possível manter todos alinhados e engajados com as demandas. 

Escutar ativamente é ainda mais importante para os gerentes de projetos. Isso porque, se o gestor não é capaz de ouvir atentamente sua equipe, ele certamente irá perder detalhes importantes durante a execução do projeto. 

Afinal, ao praticar a escuta ativa, ele torna a comunicação mais clara com toda a equipe, ficando mais próximo de todos e, consequentemente, aprimorando seu poder de liderança. 

Leia também: Escuta ativa: saiba o que é e quais seus benefícios na gestão de projetos

Investir em recursos estratégicos

Para ser bem sucedido, o coordenador de projetos precisa contar com ferramentas que o auxiliem em suas demandas. Por exemplo, um software de gestão eficiente vai ajudar a tornar o controle das atividades mais objetivo e simplificado. 

Entenda quais recursos são importantes para a rotina de seu projeto e busque uma ferramenta que vá suprir essas necessidades. 

Na monday.com, por exemplo, o gestor tem à disposição uma série de funcionalidades que vão facilitar a sua supervisão. São alguns dos recursos: 

  • Integração com ferramentas e aplicativos de trabalho: Integre ferramentas de seu dia a dia (Ex: Zoom, Slack, etc) e resolva as demandas em um só lugar; 
  • Automação de processos repetitivos; 
  • Acompanhamento dos processos e tarefas: na Monday você pode analisar em tempo real o status de tudo o que acontece no dia a dia da produção.

Clique na imagem abaixo e ganhe 14 dias grátis para testar as funcionalidades da Monday. 

publicado em janeiro 28, 2022
por E-Dialog Agência
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Open chat