A gestão 4.0 é um conceito que a cada ano ganha mais força no mercado. Isso porque ele prega a mudança de mindset nas organizações, trazendo o foco para as novidades tecnológicas que ajudam a otimizar a gestão.
Por isso, esse modelo de gerenciamento é considerado por muitos essencial para se manter competitivo na era atual. Quer saber por que? Continue lendo pois vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre o tema abaixo.
Conceito de Indústria 4.0
Antes de falar sobre a gestão 4.0 precisamos entender o conceito que deu origem a este movimento. Estamos nos referindo a Indústria 4.0 que faz parte da Quarta Revolução.
Cada revolução diz respeito a um avanço nos processos e técnicas de manufatura que contribuíram para melhorar o desempenho e rendimento no setor industrial. O marco da quarta revolução foi a introdução de tecnologia e dispositivos inteligentes que ajudaram a automatizar e dar mais precisão para uma série de processos operacionais.
O movimento traz consigo conceitos como conectividade, inteligência artificial, Big Data, machine learning, entre outros.
O conceito ganhou força por volta de 2010 na Alemanha e segue até hoje sendo um direcionamento para indústrias em todo o mundo.
O que é gestão 4.0?
A gestão 4.0 faz uso do mesmo princípio do conceito que a originou. Seu foco é o uso de tecnologias modernas que proporcionam maior assertividade, integração e agilidade para o gerenciamento empresarial.
Mais do que uma orientação, a metodologia de gerenciamento 4.0 surge também de uma necessidade imposta pelo mercado. Isto é, vivemos atualmente em uma era de disrupção, em que as mudanças acontecem a todo momento, sendo necessário, portanto, maior agilidade e flexibilidade para lidar com tamanha imprevisibilidade.
Logo, o método chega para dar maior controle e assertividade para as empresas. O uso de dados, automação e outras ferramentas tecnológicas possibilitam uma gestão mais interativa e dinâmica que atua em prol da excelência produtiva.
Por que adotar o modelo?
Adotar a gestão 4.0 significa preparar seu negócio para lidar com os desafios do mercado de trabalho, significa investir em competitividade. Na prática, a aplicação do conceito vai trazer vantagens como:
- Mais agilidade na tomada de decisões;
- Escolhas mais estratégicas, baseadas em dados e informações reais sobre o negócio;
- Equipe mais produtividade, uma vez que esta passa a focar em atividades mais estratégicas;
- Aprimoramento da experiência do consumidor;
- Comunicação interna mais eficiente;
- Mais integração das áreas.
Como preparar sua empresa para o gerenciamento 4.0?
Se você quer usufruir dos benefícios da gestão 4.0 é preciso rever a forma de administrar seu negócio. Além de adotar novas tecnologias, é importante que haja uma mudança de mindset em toda a equipe, de modo que todos entendam e apliquem o conceito em suas tarefas.
Listamos abaixo alguns pontos importantes para preparar sua empresa para esse modelo de gestão. Veja!
Análise de dados
O acompanhamento de dados é um dos princípios básicos da gestão 4.0. Afinal, é muito importante que seja feita uma leitura crítica das informações e resultados do negócio. Apenas dessa forma será possível aparar os gaps e tornar o trabalho mais estratégico e, logo, mais eficiente.
Por isso, analise os dados gerados por seus clientes, e não se esqueça também de acompanhar os indicadores de desempenho da sua equipe.
Essas informações devem ser usadas como um guia para as ações futuras. Portanto, acompanhe frequentemente esses dados e atue com medidas corretivas sempre que necessário.
Customer centric
Outro princípio importante no gerenciamento 4.0 é o foco no cliente. Estamos vivendo na era da inovação e tecnologia e esses conceitos mudaram drasticamente a relação dos clientes com as marcas.
Hoje, os consumidores são muito mais ativos e têm o poder de influenciar diretamente no processo de produção, seja com o feedback mais instantâneo graças às redes sociais, ou ainda pela concorrência que é cada vez maior.
Portanto, o nível de exigência está mais elevado e cabe ao seu negócio se preparar para oferecer um serviço ainda mais qualificado, além de um atendimento personalizado.
O conceito de customer centric coloca o cliente no centro das decisões. Ou seja, tudo deve ser pensado com o objetivo de proporcionar a melhor experiência possível para eles.
Automação
Assim como acontece na Indústria 4.0, a automação também é uma prática importante no modelo voltado para a gestão organizacional.
O uso de tecnologias de automação vão ajudar a tornar a rotina de trabalho mais dinâmica e assertiva. Além disso, ao automatizar tarefas repetitivas, você evita erros por falta de atenção e passa a focar em questões que realmente importam.
Equipes de alta performance
Toda a equipe precisa estar preparada e capacitada para lidar com a dinamicidade que essa metodologia exige. Afinal, eles terão que lidar com um grau de exigência maior e devem estar prontos para encarar desafios como:
- capacidade de interpretar dados;
- agilidade e flexibilidade para lidar com as mudanças;
- devem ser inovadores e criativos para superar os desafios;
- com entendimento do uso de tecnologias.
Em outras palavras, a gestão 4.0 não se trata apenas do investimento em tecnologia, mas também no desenvolvimento de equipes de alta performance, capazes de extrair o melhor das ferramentas disponíveis.
Integração
O gerenciamento 4.0 prega pela agilidade, eficiência e assertividade na rotina. Por isso, tecnologias capazes de integrar sistemas e equipes são fundamentais nessa adaptação.
Um dos passos mais importantes é a transferência das informações para o ambiente “cloud” (em nuvem). Dessa forma, a empresa se certifica que todos os colaboradores têm acesso às mesmas informações.
Além disso, softwares que integram ferramentas facilitam a rotina, uma vez que as demandas podem ser solucionadas em um só lugar.
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Um software como a monday.com conta com os recursos necessários para o seu negócio se adaptar à gestão 4.0. São algumas de suas funcionalidades: automação, integração com suas ferramentas favoritas, workflows personalizados e muito mais.
Hospedada na nuvem, a ferramenta é moderna, intuitiva e prática. Ela centraliza todo o fluxo de trabalho de uma empresa em um só lugar, tornando a rotina muito mais ágil e simplificada.
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