A gestão de projetos se aplica aos diferentes departamentos das empresas. Sua importância é percebida desde a organização das atividades realizadas no cotidiano da operação corporativa, passando pelos projetos desenvolvidos pela equipe de inovação, até a implementação de novas ideias.
Tal controle se faz necessário para manter as áreas e colaboradores cientes das atividades realizadas. Ao mesmo tempo em que possibilita aos gestores um panorama de ações e resultados, facilitando a tomada de decisão.
Conheça 5 técnicas para implementar a gestão de projetos na sua equipe:
1. Estruture o projeto
É fundamental listar as informações essenciais e todas as atividades que deverão ser realizadas em todas as etapas até a conclusão do projeto.
A análise deve estar voltada para o entendimento macro, alinhado ao mapeamento de ações feitas pelo gestor, com o objetivo de conhecer as influências internas e externas, positivas e negativas, que possam interferir na conclusão das atividades.
xdzcvAinda neste momento, os colaboradores e gestores devem avaliar as funções, habilidades e expertise de todos os membros da equipe. além de elencar os possíveis impeditivos ao decorrer do trabalho, como restrições de tempo e custo que podem atrapalhar a realização do projeto.
2. Planeje as atividades
A partir disso, o próximo passo envolve planejar todo o desenvolvimento do projeto. Esta etapa envolve determinar quais colaboradores serão responsáveis pelas tarefas, determinar o orçamento previsto, estipular um cronograma de ação, definir os prazos de entrega e os resultados esperados.
No geral, esta fase engloba a estrutura do projeto e produz um planejamento para formatar o escopo do projeto. Para isso, é fundamental dispor de uma equipe integrada, ativa e engajada. Com o objetivo de contar com a participação de todos os colaboradores na definição das ações a serem desempenhadas.
3. Avalie a execução
Esta etapa é a mais importante, afinal, é neste momento que as ações são colocadas em prática a partir da participação ativa dos colaboradores responsáveis pelo desenvolvimento das tarefas.
Em paralelo, se faz necessária a atuação dos coordenadores das atividades e membros da equipe. O objetivo é realizar as atividades da melhor forma possível, com recursos para o projeto, de acordo com o escopo.
Como esta fase também é a que mais demanda recursos financeiros, humanos e materiais, ela exige análise da equipe de gestão. Que deve atuar focada em seguir processos, propor sugestões de melhoria e tomar decisões em casos de mudanças imprevistas, determinando novas estratégias e readequando o planejamento.
4. Monitore os resultados
Após as primeiras entregas é imprescindível avaliar todas as tarefas já produzidas, para mensurar a eficácia das atividades e constatar se os resultados estão de acordo com o projetado no planejamento.
Esta etapa ocorre junto à etapa de execução, visto que, caso algum problema seja encontrado, este é o momento para implantar ações corretivas ou preventivas para obter a eficácia e qualidade necessárias para a conclusão do projeto.
5. Avalie os resultados
A etapa final envolve a análise de todas as entregas feitas junto aos resultados obtidos. A partir disso é possível mensurar se o projeto seguiu o planejamento e atingiu os objetivos definidos.
Mesmo que seja o momento de finalização, ainda podem surgir novas tarefas a serem realizadas para reverter alguma tarefa que não atingiu o objetivo e/ou solucionar um problema. Logo esta fase não se caracteriza como o fim das atividades.