Gestão humanizada: entenda o que é e quais os benefícios da metodologia

gestão humanizada

A gestão humanizada é uma metodologia que ajuda as empresas a conquistarem um relacionamento mais saudável com seus funcionários. Com isso, são alcançados benefícios como aumento de produtividade, retenção de talentos, entre outros. 

Por isso, é importante que sua empresa entenda o que é o conceito e saiba como aplicá-lo de forma eficiente na sua rotina. Nós vamos te ajudar nessa tarefa. Neste artigo, apresentaremos as principais informações que você precisa saber sobre o assunto:

  • O que é gestão humanizada?
  • Como aplicar a gestão humanizada na sua empresa?
  • Os benefícios da gestão humanizada
  • Como a Monday pode te ajudar? 

Continue lendo e fique por dentro! 

O que é gestão humanizada?

Gestão humanizada diz respeito ao modo de olhar para os colaboradores. A metodologia prega a importância de olhar para cada colaborador de forma individualizada, de modo a acolhê-lo em sua subjetividade, dar espaço para ouvi-lo, esclarecer suas dúvidas e estabelecer, assim, uma relação mais colaborativa. 

Portanto, o conceito de gestão humanizada visa o estabelecimento de uma relação mais saudável entre empresa-funcionário. 

Tira-se o foco apenas nas metas e resultados e volta-se também o olhar para as questões pessoais de cada um e a forma como isso afeta a produtividade e performance. 

Como aplicar a gestão humanizada na sua empresa?

A gestão humanizada nas empresas deve estar intrínseca à rotina do negócio. Isto é, não basta apenas realizar algumas ações pontuais aqui e ali, sendo que o clima organizacional em geral não é saudável. 

Portanto, a humanização deve partir desde a forma como a liderança gerencia os colaboradores até a aplicação de estratégias mais direcionadas. Falaremos mais sobre isso abaixo. 

1. Adequação da cultura organizacional 

Como dito anteriormente, o principal intuito da gestão humanizada é proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável para os colaboradores. Logo, isso precisa ser sentido em todos os níveis dentro da rotina empresarial. 

Por isso, antes de iniciar a conduta no sentido mais humanizado é importante parar e analisar tudo o que precisa ser feito. Quais pontos são mais críticos atualmente? O que gera mais queixa entre os colaboradores? 

2. Preparo das lideranças 

A liderança tem um papel fundamental na aplicação do conceito de gestão humanizada. Os gestores devem estar preparados para lidar com os colaboradores de forma saudável, isto é, saber ouvi-los, entender suas necessidades de modo a criar relacionamentos mais saudáveis e baseados no respeito mútuo. 

Logo, é importante que o gestor tenha competências como inteligência emocional, empatia e flexibilidade. 

Leia também: Como se tornar um gerente de projetos de sucesso?

3. Prática de feedbacks 

A prática de feedbacks é uma forma de fazer com que os funcionários sintam-se compreendidos. 

Neste caso, o RH deve agendar encontros frequentes onde os funcionários poderão ouvir e falar sobre seu desempenho. 

Esse espaço vai contribuir tanto para o desenvolvimento de pessoas, já que oferece os insights necessários para isso, quanto para valorização de cada colaborador. 

Logo, essa é uma maneira de alinhar expectativas, motivar e, consequentemente, melhorar o desempenho de cada funcionário.

4. Plano de carreira 

A gestão humanizada consiste também na valorização dos colaboradores e isso, claro, quer dizer também reconhecer seus desempenhos através de promoções. 

Um funcionário motivado precisa ver na prática que seu esforço e bom desempenho está sendo reconhecido. Assim, ele entende que a empresa tem um espaço onde ele possa crescer e, logo, sente-se mais motivado para seguir buscando melhores resultados. 

Para isso, é importante que o negócio tenha um plano de carreira claro e transparente. Certifique-se de que todos saibam como e quando é possível evoluir de nível e sempre ofereça feedbacks dos motivos que levaram a promoção ou não. 

Os benefícios da gestão humanizada

Listamos abaixo as principais vantagens conquistadas com a implantação de uma cultura empresarial com foco na gestão humanizada. Confira! 

1. Engajamento maior

Um ambiente de trabalho saudável, que valoriza seus colaboradores e recompensa seus esforços, faz com que a conexão empresa-colaborador se torne muito mais forte. Sendo assim, o engajamento e comprometimento de cada um com suas entregas acaba também sendo maior. 

2. Mais produtividade

Funcionários mais engajados e comprometidos com o negócio vão produzir mais e com maior qualidade. Afinal, eles verão na prática que esse esforço pode ser recompensado. 

– Leia também: Gestão do tempo e produtividade: 9 dicas práticas para aplicar

3. Atração de talentos

Outro ponto importante da gestão humanizada é o fato dela impactar também a forma como a empresa é vista por terceiros. Isto é, se o negócio tem um ambiente saudável, isso é visto com bons olhos também por quem é de fora. 

Com isso, a empresa passa a chamar mais atenção de talentos que podem contribuir para melhorar os resultados do negócio. 

4. Diminui a rotatividade 

Um ponto crítico em muitas empresas é a alta rotatividade de funcionários. Isso gera uma série de problemas, já que preparar um novo colaborador para uma vaga pode levar tempo (e dinheiro). 

Mas, se o funcionário vê que ele tem chances de crescer dentro da empresa e sente-se à vontade ali, será mais fácil retê-lo por mais tempo. 

– Leia também: Gestão 4.0: o que é e por que adotar esse modelo de gerenciamento

Como a Monday pode te ajudar? 

A monday.com é um gerenciador de projetos que facilita e otimiza a rotina empresarial. Com ela, realizar a gestão dos seus projetos é muito mais fácil. Seu negócio melhora a comunicação interna com os funcionários, minimiza ruídos, agiliza os processos, entre outras vantagens. 

Afinal, ter um ambiente de trabalho saudável também significa oferecer aos funcionários as melhores ferramentas, ou seja, recursos que vão tornar seus trabalhos mais ágeis e objetivos. 

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publicado em maio 6, 2022
por E-Dialog Agência
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