Para alcançar as metas e objetivos da empresa, uma etapa é fundamental: a criação de indicadores de desempenho. Por meio dessa definição, o negócio pode desenvolver estratégias assertivas para incentivar a melhoria contínua dos processos.
Para isso, a organização deve ter claro um planejamento estratégico, de modo a definir prioridades dentro de cada departamento.
No texto a seguir, vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre indicadores de desempenho. Indicaremos quais são os tipos mais comuns e como você pode usá-los em sua rotina.
O que são indicadores de desempenho?
Também conhecido como KPIs (Key Performance Indicators), esses indicadores ajudam as organizações a monitorarem os resultados em diversas áreas, entre produção, financeira, gestão, entre outras.
Portanto, eles nada mais são que métricas que indicam o desempenho constante do negócio. Dessa forma, a empresa tem um termômetro quantitativo e qualitativo de suas estratégias, sendo possível modificar as ações sempre que os dados apresentarem como necessário.
Tipos de indicadores de desempenho
Existem uma infinidade de indicadores e geralmente eles são definidos de acordo com o setor e/ou prioridade do negócio.
Veja abaixo quais são os tipos mais comuns:
- Indicadores de produtividade: São métricas utilizadas para avaliação do rendimento e eficiência da equipe de produção e/ou de máquinas utilizadas no processo;
- Indicadores de qualidade: Diz respeito a possíveis desvios e irregularidades durante o processo produtivo;
- Indicadores estratégicos: São aqueles relacionados aos objetivos macros da empresa, e possuem estruturação de médio a longo prazo.
Dentro de cada uma dessas áreas, existem diversas ramificações que podem ser analisadas e medidas. Cabe ao gestor analisar quais delas fazem mais sentido dentro do desenvolvimento de seu negócio.
Listamos abaixo os KPIs mais utilizados. Veja.
Turnover
É um indicador de desempenho relacionado ao setor de RH e diz respeito à rotatividade de funcionários dentro da empresa.
Esse KPI é importante para avaliar questões como clima organizacional, efetividade de lideranças e motivação dos funcionários. Um nível alto de turnover pode causar problemas de desalinhamento e até prejudicar o alcance de metas, uma vez que integrar novos funcionários à equipe pode ser um processo desafiador.
Para avaliar esse indicador, deve-se usar a seguinte fórmula:
([Admissões mensais + Desligamentos mensais] ÷ 2) ÷ Total de funcionários.
Vamos supor que sua empresa tenha 100 funcionários e tenha realizado 5 admissões e 4 desligamentos em um mês. Logo, o cálculo será o seguinte:;
- (5 + 4) ÷ 2 = 4,5
- 4,5 ÷ 100 = 0,045
Para obter o valor percentual, basta multiplicar por cem. Portanto, de acordo com o exemplo, o índice de turnover dessa empresa é de 4,5%
Lucratividade
Todo negócio com fins lucrativos deve analisar esse indicador. É a partir dele que a empresa avalia o ganho obtido com o trabalho desenvolvido.
Portanto, a lucratividade é um termômetro da saúde financeira do negócio. Ele deve ser analisado de perto uma vez que pode indicar uma série de problemas, tais como precificação defasada dos produtos/serviços, altos custos de produção, entre outros.
O índice de lucratividade pode ser obtido pela fórmula:
(Lucro líquido / Receita de vendas) x 100
Vamos supor que a sua empresa tenha um faturamento anual de R$500.000,00 e os custos operacionais sejam de R$150.000,00. Isso significa que o seu negócio possui um líquido bruto de R$350.000,00.
Para determinar o lucro líquido, você deve subtrair esse valor pelos custos fiscais anuais. Vamos supor que eles sejam de R$70.000. Nesse caso, deve-se realizar o seguinte cálculo:
(R$280.000 de lucro líquido/ R$500.000,00 de faturamento anual) x 100 = 56% de lucratividade ao ano.
Churn Rate
É o indicador de desempenho que avalia a taxa de clientes que finalizam o contrato com o seu negócio.
Um número alto de churns pode indicar problemas como desalinhamento da equipe produtiva, baixa qualidade dos produtos/serviços, entre outras questões. Por isso, é uma métrica que deve ser analisada mensalmente, de modo que seja possível atuar com melhorias sempre que necessário.
Para calcular a porcentagem de Churn deve-se utilizar a seguinte fórmula:
(Clientes que cancelaram o serviço durante o mês/Clientes no início do mês) x 100
Digamos que sua empresa tinha 100 clientes no início do mês e ao final desse período houve uma defasagem de 10 deles. Logo, sua taxa de churn é de 10%.
De acordo com especialistas, um número saudável de churn gira em torno de 7%.
Dica: utilize a metodologia OKR
A OKR (Objectives and Key Results) é uma metodologia interessante para definição de indicadores de desempenho. Trata-se de um sistema para criar alinhamento e engajamento em torno das metas e objetivos.
O mais interessante é que essas metas são definidas pelas próprias equipes. É levado em consideração os objetivos macros da empresa e cada departamento determina metas próprias que podem ajudar o negócio a alcançá-los
São definidos uma série de ciclos que giram em torno de 2 a 3 meses e podem chegar a no máximo 1 ano. Ao final desses ciclos, as metas são reavaliadas, podendo ser mantidas ou modificadas quando elas perdem seu propósito.
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