Mensuração de resultados: confira como fazer de forma correta e assertiva

mensuração de resultados

A mensuração de resultados é uma das etapas-chave para o sucesso de um negócio nos dias atuais. Isso porque através dessa prática é possível tomar decisões muito mais assertivas, já que elas são realizadas com embasamento. 

Por isso, pode-se dizer que, para se manter competitivo é preciso saber como coletar, organizar e analisar os dados da sua empresa. Quer saber como fazer isso? Continue lendo e veja algumas dicas que preparamos. 

Por que é importante focar na mensuração de resultados?

Os resultados obtidos por seu negócio contam uma série de histórias, e cabe a você acompanhá-las e realizar ações em cima disso. Eles dizem se o seu negócio está no caminho certo para alcançar um objetivo, evidenciam tendências envolvendo seus clientes, mostram a necessidade de mudanças de rotas, entre outros insights importantes. 

Não olhar para esses dados pode trazer vários prejuízos, como por exemplo: 

  • Desperdício de esforços e gastos excessivos com campanhas sem eficácia; 
  • Frustração da equipe; 
  • Erros frequentes na execução do projeto; 
  • Estagnação da empresa. 

Em suma, a mensuração e acompanhamento de resultados vai ajudar você a encaminhar de forma mais ágil seu negócio aos seus objetivos. E isso será possível através do aprendizado que esses dados proporcionam. 

Com o tempo, sua empresa ganha maturidade para encontrar as melhores estratégias, os melhores recursos, enfim, a melhor maneira de trilhar o caminho rumo às metas e objetivos. 

Dicas de como realizar a mensuração de resultados

Agora que você já sabe como mensurar resultados é crucial para ter uma empresa bem-sucedida, é hora de colocar a mão na massa. Veja algumas dicas que vão te ajudar nesse acompanhamento. 

Tenha claro seu objetivo e metas 

O primeiro passo em qualquer estratégia é a definição de um objetivo, ou seja, onde você quer chegar. E, claro, metas que vão indicar que você está no caminho certo. 

É através dessa definição que inicia-se a mensuração de resultados. 

O mais indicado é que sejam definidas metas de curto, médio e longo prazo. Assim, será possível acompanhar de forma mais detalhada a evolução do projeto. 

É interessante que seu negócio tenha metas internas e externas. As métricas internas vão ajudar a analisar o desempenho da equipe e eficiência dos processos, enquanto as externas vão indicar como a empresa encontra-se em termos de competitividade. 

Leia também: 5 indicadores de projeto que você precisa conhecer e acompanhar

Dica! 

Uma metodologia interessante de ciclos de metas curtos são as OKRs (Objectives and Key Results). Neste caso são definidos uma série de ciclos que giram em torno de 2 a 3 meses e podem chegar a no máximo 1 ano. 

Leia neste texto mais sobre a metodologia OKR e tire suas dúvidas sobre o tema. 

Acompanhe regularmente 

A mensuração de resultados é um processo constante. Afinal, para identificar padrões, tendências, enfim, histórias que demandam algum tipo de ação, é necessário, na maioria das vezes, que haja um histórico de acompanhamento desses dados. 

Olhar para um dado isoladamente pode ser um equívoco, já que esse resultado pode ser algo fora da curva, fruto de uma sazonalidade, por exemplo. 

Por isso, é importante que a empresa adote a cultura de analisar com frequência esses resultados. Faça reuniões semanais ou quinzenais para avaliar como tem sido o progresso das metas e esteja sempre aberto a alterações de rota, sempre que julgar necessário. 

Envolva toda a equipe nesse processo 

A mensuração de resultados é uma prática que precisa estar intrínseca em toda a equipe. Apenas dessa forma será possível implementar uma cultura data-driven, ou seja, onde os indicadores são utilizados por todos como base para a tomada de decisão. 

Por isso, sempre que possível, envolva a equipe no processo de definição de metas. Além disso, integre-os nas reuniões de acompanhamento de indicadores para fazer com eles se sintam responsáveis por esses resultados. 

Essa é uma maneira de estimular a chamada atitude de dono, fazendo com que todos se tornem mais vigilantes sobre as ações e resultados alcançados. 

Faça relatórios 

Relatórios nada mais são do que documentos que vão detalhar os resultados obtidos em determinado período. Eles servem para organizar de forma otimizada esses dados. 

Faça relatórios frequentes para que seu negócio tenha sempre um modo simplificado de analisar seu histórico. 

Veja o vídeo abaixo e saiba mais sobre como criar e gerenciar relatórios na monday.com. 

Conte com a ajuda da Monday!

Por fim, mas não menos importante, indicamos que você conte com o suporte de um software de gestão para tornar a mensuração de resultados mais objetiva. 

Com a Monday, você pode acompanhar todos os dados em um só lugar. A ferramenta conta com filtros de informações disponíveis nas suas configurações. De maneira intuitiva, prática e bastante visual, é possível selecionar os campos de análise de relatório em questão de segundos. 

Além disso, com a Monday também é possível atualizar o cronograma de tarefas de colaboradores muito atarefados e informar o restante do time sobre as mudanças feitas. 

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publicado em março 25, 2022
por E-Dialog Agência
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