Roadmap de projetos: saiba o que é e como criá-lo

roadmap de projetos

O roadmap de projetos é um método de organização que contribui para direcionar as estratégias do negócio. Seu principal objetivo é facilitar a visualização e acompanhamento da equipe ao longo de toda a execução do projeto. 

Se você nunca ouviu falar dessa metodologia, esse texto é para você. Vamos explicar qual é o fundamento do conceito e ainda apresentaremos dicas de como implementá-lo em sua rotina de trabalho. 

Continue a leitura e descubra como utilizar o roadmap para ganhar mais assertividade. 

O que é roadmap de projetos?

Roadmap, em tradução livre, significa roteiro. Pensando em gestão de projetos, o conceito traz, portanto, a ideia de criação de um guia que serve de base para execução do projeto. 

O roadmap do projeto deve conter, necessariamente, os seguintes itens: 

  • Funções e responsabilidades de cada membro da equipe; 
  • Prazos para entrega das etapas; 
  • Resultados almejados ao final de cada fase do projeto. 

Todas essas informações vão facilitar a visualização e acompanhamento das entregas. Assim, garante-se que todos os envolvidos estejam alinhados e na direção correta. 

Qual a importância de um roadmap para a gestão de projetos?

A principal vantagem obtida com um roadmap é o ganho em controle e autonomia do ciclo de vida dos projetos. Além disso, com essa metodologia, é possível gerenciar melhor prazos e expectativas. 

Listamos abaixo outros benefícios que podemos destacar como fundamentais para o gerenciamento de projetos e que podem ser garantidos com a implementação deste conceito. Veja: 

  • Entregas assertivas e no prazo correto; 
  • Ajuda a melhorar a comunicação interna; 
  • Fluxo de trabalho mais ágil;
  • Ganho em produtividade; 
  • Aumenta as chances de alcançar os resultados almejados;
  • Ajuda no estabelecimento de prioridades. 

O melhor de tudo é que o roadmap de projetos é uma metodologia simples de ser implementada e pode ser adaptada a todo tipo de necessidade. 

Leia também: Documentação de projetos: quais itens são essenciais para uma boa gestão?

Dicas para implementar um roadmap 

Listamos quatro etapas que são consideradas essenciais para a criação de um roadmap. Veja só! 

Definição do objetivo

O primeiro passo para criar um roadmap é o estabelecimento do objetivo, ou seja, a definição de onde você quer chegar. 

Afinal, esse objetivo servirá como guia para definição das etapas que ajudarão a alcançá-lo. 

Em outras palavras, é preciso escolher qual será o seu destino, para que em seguida sejam definidos os caminhos que serão percorridos para chegar ao resultado final. 

Defina as fases do projeto

Outra etapa fundamental para implementação da metodologia é a definição das etapas do projeto. Aqui devem ser respondidas perguntas como: por onde começar? Quais processos são interdependentes? 

Deixe bem claro quando cada etapa deve ser iniciada e concluída, assim como quais são os critérios para que o projeto avance de fase. 

Neste momento, é importante também que sejam definidos os responsáveis por cada etapa. Certifique-se ainda de que todos estejam alinhados quanto às entregas e prazos, assim como em relação às metas e objetivos do projeto. 

Revisão

A revisão é fundamental para o sucesso da metodologia de gerenciamento com roadmap. Afinal, seu objetivo é simplificar a gestão e não eliminar a necessidade de acompanhamento. 

Por isso, revisite frequentemente o roadmap e certifique-se de que tudo o que foi planejado está sendo cumprido. Se este não for o caso, você rapidamente poderá identificar a fonte do problema e poderá recalcular a rota de forma mais eficiente. 

Leia também: Gestão 4.0: o que é e por que adotar esse modelo de gerenciamento

Passo a passo para criar o seu roadmap de projetos 

Você sabia que Monday conta com a funcionalidade de roadmaps? 

Isso mesmo, dentro da ferramenta de gestão de projetos, é possível criar as etapas em quadros e acompanhar o progresso das atividades em uma única página, além de selecionar qual o modo de visualização que mais se enquadra com o seu fluxo de trabalho. 

Veja abaixo como é simples!

Passo 1 – Comece adicionando um template pronto

Na Monday, você pode usar o backlog de recursos ou começar do zero para criar seu quadro e, em seguida, personalizá-lo de modo que ele atenda melhor às necessidades da sua equipe. 

Passo 2 – Personalize seu roadmap

Após definir um template, você deve personalizá-lo. É hora de inserir quais projetos deseja acompanhar. 

Aqui, você pode organizar a visualização da forma que preferir, com os grupos e elementos que achar melhor. Utilize as colunas e status dentro da Monday para certificar que todo o processo está sendo cumprido. 

Listamos algumas dicas para aprimorar essa personalização. Veja só! 

Adicionando seus grupos

No quadro roadmap da Monday, é possível, por exemplo, dividir cada grupo por trimestre. Assim, você pode ter uma visualização melhor do projeto ao longo do ano. 

Além disso, é possível criar diferentes grupos por tipo de recurso, prioridade ou líderes do projeto. 

Adicionando suas colunas

As colunas na Monday podem ser usadas para garantir que o andamento do projeto está seguindo o fluxo esperado. Além disso, elas podem ser utilizadas para designar os responsáveis em cada etapa do projeto. 

A Monday conta com mais de 20 colunas diferentes que permitem personalizar seu quadro.

Em geral, as colunas são divididas em: 

  • Coluna de pessoas: Essa coluna permite que você atribua responsabilidades a cada membro da equipe. Ao adicionar as colunas de pessoas, os membros das equipes podem se comunicar e interagir sempre que necessário; 
  • Coluna de tag: Essa é uma maneira de adicionar hashtags e controlar o número de tarefas que você adiciona em uma determinada área. Por exemplo, digamos que você tenha tarefas relacionadas à vendas e produtos. Ao inserir as tags você pode pesquisar qual é o andamento de todas as atividades relacionadas a essa variável; 
  • Coluna de timeline: a coluna de timeline facilita a visualização de quantos dias ou semanas uma determinada atividade levará para ser desenvolvida. 

Passo 3 – Acompanhando o progresso do projeto 

Para acompanhar a evolução do seu roadmap, a Monday disponibiliza uma visualização do projeto por meio de gráficos. 

Com um gráfico de barras ou de pizza, por exemplo, é possível avaliar qual é o status do projeto e colher insumos para otimizá-lo. 

Passo 4 – Adicionando automações

Na Monday você pode automatizar tarefas repetitivas e incluí-las em seu roadmap do projeto. 

Por exemplo, quando cada etapa do projeto for concluída, você pode alertar automaticamente o próximo membro da equipe para que ele possa iniciar a próxima etapa do projeto.

Agora que você já sabe como criar um roadmap de projetos, é hora de colocar a mão na massa. Você vai poder utilizar a Monday gratuitamente por 14 dias para experimentar todas essas funcionalidades. Clique na imagem abaixo e garanta! 

publicado em março 18, 2022
por E-Dialog Agência
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Open chat