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Gestão de projetos

Roadmap de projetos: saiba o que é e como criá-lo

18 de março 5 min. de leitura

O roadmap de projetos é um método de organização que contribui para direcionar as estratégias do negócio. Seu principal objetivo é facilitar a visualização e acompanhamento da equipe ao longo de toda a execução do projeto. 

Se você nunca ouviu falar dessa metodologia, esse texto é para você. Vamos explicar qual é o fundamento do conceito e ainda apresentaremos dicas de como implementá-lo em sua rotina de trabalho. 

Continue a leitura e descubra como utilizar o roadmap para ganhar mais assertividade. 

O que é roadmap de projetos?

Roadmap, em tradução livre, significa roteiro. Pensando em gestão de projetos, o conceito traz, portanto, a ideia de criação de um guia que serve de base para execução do projeto. 

O roadmap do projeto deve conter, necessariamente, os seguintes itens: 

  • Funções e responsabilidades de cada membro da equipe; 
  • Prazos para entrega das etapas; 
  • Resultados almejados ao final de cada fase do projeto. 

Todas essas informações vão facilitar a visualização e acompanhamento das entregas. Assim, garante-se que todos os envolvidos estejam alinhados e na direção correta. 

Qual a importância de um roadmap para a gestão de projetos?

A principal vantagem obtida com um roadmap é o ganho em controle e autonomia do ciclo de vida dos projetos. Além disso, com essa metodologia, é possível gerenciar melhor prazos e expectativas. 

Listamos abaixo outros benefícios que podemos destacar como fundamentais para o gerenciamento de projetos e que podem ser garantidos com a implementação deste conceito. Veja: 

  • Entregas assertivas e no prazo correto; 
  • Ajuda a melhorar a comunicação interna; 
  • Fluxo de trabalho mais ágil;
  • Ganho em produtividade; 
  • Aumenta as chances de alcançar os resultados almejados;
  • Ajuda no estabelecimento de prioridades. 

O melhor de tudo é que o roadmap de projetos é uma metodologia simples de ser implementada e pode ser adaptada a todo tipo de necessidade. 

Leia também: Documentação de projetos: quais itens são essenciais para uma boa gestão?

Dicas para implementar um roadmap 

Listamos quatro etapas que são consideradas essenciais para a criação de um roadmap. Veja só! 

Definição do objetivo

O primeiro passo para criar um roadmap é o estabelecimento do objetivo, ou seja, a definição de onde você quer chegar. 

Afinal, esse objetivo servirá como guia para definição das etapas que ajudarão a alcançá-lo. 

Em outras palavras, é preciso escolher qual será o seu destino, para que em seguida sejam definidos os caminhos que serão percorridos para chegar ao resultado final. 

Defina as fases do projeto

Outra etapa fundamental para implementação da metodologia é a definição das etapas do projeto. Aqui devem ser respondidas perguntas como: por onde começar? Quais processos são interdependentes? 

Deixe bem claro quando cada etapa deve ser iniciada e concluída, assim como quais são os critérios para que o projeto avance de fase. 

Neste momento, é importante também que sejam definidos os responsáveis por cada etapa. Certifique-se ainda de que todos estejam alinhados quanto às entregas e prazos, assim como em relação às metas e objetivos do projeto. 

Revisão

A revisão é fundamental para o sucesso da metodologia de gerenciamento com roadmap. Afinal, seu objetivo é simplificar a gestão e não eliminar a necessidade de acompanhamento. 

Por isso, revisite frequentemente o roadmap e certifique-se de que tudo o que foi planejado está sendo cumprido. Se este não for o caso, você rapidamente poderá identificar a fonte do problema e poderá recalcular a rota de forma mais eficiente. 

Leia também: Gestão 4.0: o que é e por que adotar esse modelo de gerenciamento

Passo a passo para criar o seu roadmap de projetos 

Você sabia que Monday conta com a funcionalidade de roadmaps? 

Isso mesmo, dentro da ferramenta de gestão de projetos, é possível criar as etapas em quadros e acompanhar o progresso das atividades em uma única página, além de selecionar qual o modo de visualização que mais se enquadra com o seu fluxo de trabalho. 

Veja abaixo como é simples!

Passo 1 – Comece adicionando um template pronto

Na Monday, você pode usar o backlog de recursos ou começar do zero para criar seu quadro e, em seguida, personalizá-lo de modo que ele atenda melhor às necessidades da sua equipe. 

Passo 2 – Personalize seu roadmap

Após definir um template, você deve personalizá-lo. É hora de inserir quais projetos deseja acompanhar. 

Aqui, você pode organizar a visualização da forma que preferir, com os grupos e elementos que achar melhor. Utilize as colunas e status dentro da Monday para certificar que todo o processo está sendo cumprido. 

Listamos algumas dicas para aprimorar essa personalização. Veja só! 

Adicionando seus grupos

No quadro roadmap da Monday, é possível, por exemplo, dividir cada grupo por trimestre. Assim, você pode ter uma visualização melhor do projeto ao longo do ano. 

Além disso, é possível criar diferentes grupos por tipo de recurso, prioridade ou líderes do projeto. 

Adicionando suas colunas

As colunas na Monday podem ser usadas para garantir que o andamento do projeto está seguindo o fluxo esperado. Além disso, elas podem ser utilizadas para designar os responsáveis em cada etapa do projeto. 

A Monday conta com mais de 20 colunas diferentes que permitem personalizar seu quadro.

Em geral, as colunas são divididas em: 

  • Coluna de pessoas: Essa coluna permite que você atribua responsabilidades a cada membro da equipe. Ao adicionar as colunas de pessoas, os membros das equipes podem se comunicar e interagir sempre que necessário; 
  • Coluna de tag: Essa é uma maneira de adicionar hashtags e controlar o número de tarefas que você adiciona em uma determinada área. Por exemplo, digamos que você tenha tarefas relacionadas à vendas e produtos. Ao inserir as tags você pode pesquisar qual é o andamento de todas as atividades relacionadas a essa variável; 
  • Coluna de timeline: a coluna de timeline facilita a visualização de quantos dias ou semanas uma determinada atividade levará para ser desenvolvida. 

Passo 3 – Acompanhando o progresso do projeto 

Para acompanhar a evolução do seu roadmap, a Monday disponibiliza uma visualização do projeto por meio de gráficos. 

Com um gráfico de barras ou de pizza, por exemplo, é possível avaliar qual é o status do projeto e colher insumos para otimizá-lo. 

Passo 4 – Adicionando automações

Na Monday você pode automatizar tarefas repetitivas e incluí-las em seu roadmap do projeto. 

Por exemplo, quando cada etapa do projeto for concluída, você pode alertar automaticamente o próximo membro da equipe para que ele possa iniciar a próxima etapa do projeto.

Agora que você já sabe como criar um roadmap de projetos, é hora de colocar a mão na massa. Você vai poder utilizar a Monday gratuitamente por 14 dias para experimentar todas essas funcionalidades. Clique na imagem abaixo e garanta! 

Vamos tornar a sua gestão de processos mais otimizada?

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