Trabalho em equipe: 7 dicas para incentivar a prática na sua empresa

trabalho em equipe

O trabalho em equipe é a base para o sucesso de qualquer empresa. Por isso, é fundamental que se busque meios de incentivar a troca e comunicação eficiente entre os membros da equipe. 

De nada adianta seu negócio contar com ótimos talentos se eles não tem a sinergia necessária para trabalhar junto e ir em busca dos resultados. 

Nós vamos te ajudar com esse desafio. Listamos abaixo algumas práticas simples que vão ajudar a incentivar o trabalho em grupo na sua organização. Continue a leitura e confira! 

O que significa trabalho em equipe? 

Como o próprio nome indica, trabalho em equipe diz respeito à união de esforços em prol de um compromisso mútuo. No caso do ambiente organizacional, indica a busca pelos objetivos do negócio, que se dá através da conclusão de projetos e metas. 

Para que os resultados sejam alcançados, é preciso, portanto, que toda a equipe envolvida no projeto una suas habilidades. A junção de visões, competências e experiências desse grupo de pessoas torna o caminho até os objetivos mais qualificado e eficiente. 

Qual a importância do trabalho em equipe? 

Como já mencionado acima, a união da equipe facilita o alcance dos resultados do negócio, uma vez que há um alinhamento e sinergia entre todos os envolvidos. 

Além disso, um trabalho eficiente em conjunto promove o aumento na produtividade, assim como no engajamento dos membros da equipe. Afinal, quando a rotina flui adequadamente, todos sentem-se muito mais à vontade e dispostos para exercerem suas atividades. 

Outro fator de importância para o trabalho em equipe é que ele promove o aprimoramento da cultura organizacional. Isto é, o desenvolvimento de um conjunto de valores, crenças e ações que definem o modo como a empresa conduz seu negócio. 

Dicas para incentivar o trabalho em equipe

Veja a seguir algumas boas práticas que podem ser aplicadas na rotina do seu negócio com o objetivo de estimular o trabalho em equipe.  

Faça treinamentos

A empresa pode promover treinamentos e dinâmicas voltadas para a integração da equipe. Assim, os membros passam a se conhecer melhor e ainda gera o entendimento de quais são as habilidades e competências de cada um. 

Essa é uma maneira de estimular a união do grupo e fazer com que todos trabalhem juntos em situações mais “leves”do que a rotina de trabalho normal. Dessa forma, quando for necessário a colaboração focado no trabalho, é provável que todos estejam em melhor sintonia para buscar os resultados juntos. 

Estipule metas e objetivos 

Toda equipe precisa de direcionamentos para manter-se alinhados e produtivos. Com um foco claro, a equipe tem um propósito maior para desempenhar suas funções em conjunto, logo, sentem-se mais motivados e, consequentemente, mais produtivos. 

O mais interessante neste caso é destrinchar ao máximo as metas, definindo-as com prazos mais curtos. Isso é importante pois, um objetivo com prazo muito longo pode gerar desmotivação na equipe, e com o tempo a meta pode vir até a perder o seu propósito.

Logo, as metas de curto prazo vão contribuir para a criação de equipes ágeis e dinâmicas, além de incentivar a busca por soluções criativas e inovadoras para os projetos. 

Uma metodologia interessante de ciclos de metas curtos são as OKRs (Objectives and Key Results). Neste caso são definidos uma série de ciclos que giram em torno de 2 a 3 meses e podem chegar a no máximo 1 ano. 

Leia neste texto mais sobre a metodologia OKR e tire suas dúvidas sobre o tema. 

Incentive a troca de informações

Uma equipe que não se comunica adequadamente não consegue performar de forma eficiente. É importante que os membros troquem informações, deixando todos cientes das ocorrências e do andamento do projeto. 

Caso contrário, o resultado pode ser erros na execução que geram retrabalho, entregas sem qualidade e, consequentemente, resultados ruins. 

Portanto, cabe à empresa e ao gestor estimular essa comunicação e disponibilizar canais que permitam que isso aconteça. Todos devem poder compartilhar ideias, conhecimentos e tirar suas dúvidas com o restante da equipe sempre que necessário.  

Tenha uma liderança preparada

O líder tem um papel fundamental na incentivação do trabalho em equipe. Afinal, é ele quem deve gerenciar as etapas do projeto, portanto, deve certificar de que as equipes estejam alinhadas.

São algumas das funções do gestor de projetos que impactam diretamente no trabalho em grupo:

  • Formação dos times para cada projeto: nesse caso ele deve entender quais são os talentos com habilidades que somadas serão interessantes para determinado trabalho; 
  • Gerenciar conflitos e crises ao longo do projeto; 
  • Dar e colher feedbacks para os membros;
  • Garantir que todos estejam trabalhando em prol dos objetivos e metas do negócio. 

Aproveite e leia também: Como se tornar um gerente de projetos de sucesso?

Respeite as diferenças

É importante que todos saibam entender e lidar com as diferenças entre as pessoas da equipe. Nesse sentido, o gestor tem o dever de garantir que a individualidade de cada um seja respeitada.

Conflitos e divergências são comuns em qualquer lugar, mas é importante que todos saibam conviver com as limitações e características de cada um. É preciso superar esses desafios de modo a promover um ambiente de trabalho saudável. 

Comemore as conquistas

Ter um momento para celebrar as conquistas é importante para manter a equipe motivada e unida. Assim, os colaboradores se sentem valorizados e ainda têm um momento para curtir essa vitória compartilhada com todos os membros do time. 

Além disso, esses momentos de descontração e comemoração são fundamentais para estreitar os laços e para fortalecer as relações. 

Portanto, ofereça recompensas sempre que a equipe bater alguma meta importante. Pode ser algo simples, como ou voucher para gastar em algum restaurante ou uma happy hour pago pela empresa no final do mês, por exemplo. 

Use uma ferramenta para gerenciar os projetos

É fundamental que a empresa disponibilize ferramentas para que a rotina de trabalho seja organizada, ágil e permita a troca de informações entre a equipe. Isso pode ser conquistado com a implementação de um software de gestão de projetos. 

A Monday é um dos gerenciadores mais utilizados em todo mundo e ajuda empresas a otimizarem seus fluxos de trabalho. Suas funcionalidades contribuem para dar mais objetividade para o dia a dia, o que facilita a troca de informações e o trabalho em equipe. 

Conheça alguns recursos que ajudam nesse sentido: 

  • Mantenha tudo sob controle: Acesse todas as atualizações de progresso, aprovações de orçamento e fique por dentro do status de todo o trabalho em uma única plataforma.
  • Personalize fluxos de trabalho: Ágil, cascata, sprints e muito mais: a monday.com permite que você e sua equipe planejem e acompanhem projetos em segundos.
  • Analise o progresso: Veja o status de todos os seus projetos rapidamente com painéis personalizados.

Aproveite e experimente a plataforma por 14 dias grátis. Clique na imagem abaixo e garanta!

publicado em fevereiro 11, 2022
por E-Dialog Agência
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on linkedin
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Open chat